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UNICEF celebra potencial criativo dos imigrantes em comercial para Dia do Refugiado

"See the Potential" traz história de violinista sírio que conseguiu se profissionalizar após fugir do país natal e aprender os movimentos básicos do instrumento em tutoriais do YouTube

por Pedro Strazza

A UNICEF lançou nesta sexta (19) uma nova campanha que celebra o Dia do Refugiado, comemorado anualmente no dia 20 de junho, de um jeito diferente. Criado pela VaynerMedia London, a ação busca recriar a história de refugiados para lembrar do potencial criativo em risco quando vidas humanas são postas em risco durante guerras.

Este objetivo é sintetizado no comercial “See the potential”, que reconta a vida de Aboud Kaplo, jovem violinista sírio que vive hoje na Austrália e que resolveu perseguir o sonho profissional após fugir do país natal junto de sua família em meio à grave crise política. Com um minuto e meio, a peça refaz alguns dos momentos cruciais da trajetória do músico, desde sua consagração profissional ao nascimento em Aleppo, passando por sua situação de refugiado no Líbano e um encontro com a cineasta britânica Susie Attwood – que o encorajou a lutar pela formação musical mesmo nunca conseguindo se formar no colégio e aprender o básico do violino em tutoriais de YouTube. Confira acima o vídeo na íntegra.

Na divulgação oficial da campanha, a UNICEF escreve que o comercial faz parte de um novo projeto da entidade para “lutar pelo apoio de toda criança”, conforme a pandemia do coronavírus não impediu que milhões de infantes continuem a se deslocar pelo globo para sobreviver na condição de migrantes e refugiados. A ideia é apresentar histórias de crianças “fortes e poderosas” de forma a trazer aos olhos do público as dores presentes em suas verdadeiras jornadas de superação.

Além do comercial principal, a entidade também produziu duas chamadas de 30 segundos que devem ir ao ar na TV britânica ao longo do próximo fim de semana.

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