Buscador do Google agora dá dicas de filmes e séries

Nova ferramenta aproveita "sede" da pandemia por plataformas que reúnam conteúdos de todos os catálogos disponíveis no mercado de streaming

por Pedro Strazza

O Google confirmou nesta quarta-feira (24) o lançamento de uma nova ferramenta que dá ao buscador a possibilidade de recomendar filmes e séries ao usuário. E o funcionamento é bastante simples: é só pesquisar o tipo de obra que se quer assistir que a plataforma traz no topo dos resultados uma lista de conteúdos que podem encaixar no interesse.

Disponível tanto para celular quanto desktop, o recurso obviamente chega num momento em que inúmeros negócios buscam capitalizar em cima da procura dos usuários por recomendações do que assistir e não deixa de ser uma evolução básica das listas que o Google já oferecia tradicionalmente. O barato aqui é a customização, com o público podendo escolher as plataformas que lhe interessam para receber as “dicas”.

Ainda de acordo com o anúncio oficial, quando o usuário escolhe o filme ele também pode clicar no conteúdo na página para ter um maior número de informações sobre a produção e escolher se quer assistir no serviço que assina ou alugar imediatamente na plataforma de locação. Há ainda a possibilidade de criar uma lista de interesses, bem no modelo dos serviços de streaming onde o usuário vai adicionando itens de interesse para continuar usando a plataforma.

A ferramenta tem muito potencial, mas no presente momento ainda claramente está passando por alguns ajustes na questão de catálogo – buscas feitas pela reportagem do B9 como as acima só geraram resultados para conteúdos da Netflix e do Globoplay, por exemplo. Ainda assim, pelo menos no streaming o Google pode ser uma solução final à falta de universalidade de buscadores, um problema básico quando o assunto é recomendação em empreendimentos como o JustWatch porque estes dependem de parcerias com os serviços para disponibilizarem o catálogo em seu programa.

Compartilhe: