Contra discursos de ódio, gigantes como Coca-Cola e Starbucks suspendem publicidade nas redes sociais • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Contra discursos de ódio, gigantes como Coca-Cola e Starbucks suspendem publicidade nas redes sociais

Conglomerados estão tomando decisão para protestar contra omissão de plataformas diante de propagação de discurso de ódio

por Matheus Fiore

O anúncio via redes sociais talvez seja, hoje, um dos principais meios para grandes marcas se comunicarem com o público consumidor. Afinal, nenhum outro meio permite segmentação tão específica quanto a de plataformas como o Facebook e o Instagram. Apesar disso, gigantes como Coca-Cola, Diageo, Starbucks e Unilever começaram a divulgar na última semana a decisão de que estão abandonando anúncios em redes sociais.

O momento é de pressão por mudanças sociais em todo o mundo, principalmente após os inúmeros protestos gerados pelo assassinato de George Floyd nos Estados Unidos. O movimento Black Lives Matter, por exemplo, nunca teve tanto holofote em sua trajetória. Por isso, marcas de renome mundial estão se posicionando e procurando formas de contribuir para o progresso social.

O problema é que, diante da ascensão de grupos de extrema-direita e supremacistas raciais principalmente na Europa e nos Estados Unidos, as redes sociais se tornaram um espaço de livre propagação de discurso de ódio. E muitas das empresas não reagem veementemente, e acabam permitindo que suas plataformas sejam usadas para tais fins. A decisão de empresas como a Coca-Cola e a Starbucks, então, é uma resposta à omissão das plataformas das redes sociais.

“Nós acreditamos em unir comunidades, tanto pessoalmente quanto online”, afirmou a Starbucks em um comunicado. A empresa pretende manter sua atividade em redes sociais, mas sem promover anúncios pagos. A marca disse ainda que pretende manter discussões internamente e com seus parceiros de mídia e organizações de direitos civis para pôr fim à disseminação do discurso de ódio.

A Coca-Cola, por sua vez, decidiu interromper toda a publicidade feita em mídias sociais, em todo o mundo. A Unilever, dona de diversas marcas importantes dos mercados de higiene e alimentação, reduzirá pela metade sua publicidade no Facebook, no Instagram e no Twitter pelo menos até o fim de 2020.

As novidades chegam pouco tempos após o movimento Sleeping Giants chegar ao Brasil. O grupo se dedica a expor grandes empresas que invistam em anúncios exibidos em sites extremistas que propaguem fake news ou discurso de ódio. “Visamos impedir que sites preconceituosos ou de fake news monetizem através da publicidade. Muitas empresas não sabem que isso acontece, é hora de informá-las”.

Há, portanto, uma enorme mobilização online, tanto por parte da sociedade comum quanto das empresas, para que mudanças sistêmicas importantes sejam feitas nas plataformas online. Talvez com as mídias sociais sentindo o impacto em seus bolsos, empresários como Mark Zuckerberg e Jack Dorsey, respectivamente os donos do Facebook e do Twitter, finalmente tomem uma decisão, mesmo que motivados apenas por seus bolsos.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro