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Com streaming de partidas, clubes cariocas têm adesão recorde de inscritos em canais no YouTube

Flamengo é o grande responsável pela adesão histórica ao YouTube. A "Fla TV" foi o canal que mais cresceu no período, com 840 mil novos inscritos no último mês

por Soraia Alves

De acordo com uma pesquisa feita pelo IBOPE Repucom, apenas nos últimos 30 dias o YouTube somou 1,1 milhão de novos inscritos nas contas oficiais dos clubes de futebol, valor 5 vezes superior à média de crescimento mensal da rede social. Com isso, pela primeira vez o YouTube foi quem concentrou a maioria (48%) das inscrições no somatório entre todas as redes no mês.

Flamengo é o grande responsável por esta adesão histórica ao YouTube. A “Fla TV” foi o canal que mais cresceu no período, com 840 mil novos inscritos no último mês. A plataforma de vídeos foi o grande motor de crescimento do clube ao concentrar cerca de 70% de todo o resultado flamenguista no período. Outro feito importante é que os 840 mil novos inscritos na “Fla TV” correspondem a quase 80% de todas as inscrições no YouTube entre os 50 clubes brasileiros monitorados.

O pico do crescimento do clube no YouTube foi em 01/07, data da partida contra o Boavista que foi transmitida pelo canal do Flamengo. Apenas neste dia, o clube somou mais de meio milhão de novas inscrições, ou mais de 60% dos 840 mil inscritos conquistados durante os últimos 30 dias. Como consequência, a “Fla TV” registrou crescimento do canal de 25% em relação ao levantamento do mês anterior, e conta hoje com mais de 4,2 milhões de inscritos.

O clube ainda liderou o crescimento no TikTok, Instagram e Twitter, e se destaca como time nacional que mais evoluiu seu alcance digital ao expandir o tamanho de sua base total em 4% somente no último mês, o melhor resultado dos 30 maiores clubes do ranking.

Vasco estreou entre os maiores crescimentos mensais em 2020, com relevante captação de novos inscritos em seu canal no YouTube. A “Vasco TV” somou 144 mil inscritos no período, seu maior crescimento na plataforma de vídeos e que corresponde a mais de 90% de suas inscrições entre todas as plataformas. Com o resultado, a “Vasco TV” registrou evolução de 28% no último mês.

O Corinthians registrou o terceiro maior crescimento no período com saldo de 100 mil novos inscritos. Seu principal canal para obtenção de novas inscrições foi o perfil do clube no TikTok. Considerando apenas as plataformas onde o clube somou novos membros em junho, o TikTok foi responsável por 75% das inscrições corintianas. Com mais de 101 mil novos membros no último mês, é o clube com segundo melhor desempenho na plataforma queridinha dos jovens. O Corinthians também foi o segundo time com melhor desempenho no Instagram, com mais de 25 mil novos seguidores.

São Paulo e Cruzeiro figuram em 4º e 5º, respectivamente, e com um registro em comum: para ambos, 90% de suas novas inscrições foram originárias do TikTok no mês de junho. O time paulista somou 61 mil novos seguidores enquanto o mineiro 58 mil em seus perfis no TikTok.

TikTok segue com crescimento expressivo entre os clubes

No último mês, a cada 10 novas inscrições em redes sociais de clubes de futebol no Brasil, quatro foram no TikTok, somando 1 milhão de novos seguidores entre os clubes com perfis atualmente na plataforma. Para dimensionar esse feito, o crescimento do TikTok, apenas entre os 37 clubes que estão na plataforma, é mais de 3 vezes maior que o resultado do Instagram considerando todos os 50 clubes monitorados.

O TikTok foi a principal fonte de novos inscritos para 76% dos clubes presentes na plataforma. Ou seja, para 28 dos 37 clubes, a maioria de seus inscritos veio por meio da nova rede social. Atualmente, os clubes nacionais somam 3 milhões de inscritos em seus perfis na plataforma hype do momento.

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