cover-spotify5

Spotify lança seções de mais ouvidos e populares para podcasts

Disponível para os aplicativos de celular, novidade inclui categorias específicas para temas como Negócios, Comédia e Saúde

por Pedro Strazza

O Spotify está tendo um dia importante nesta terça (14), já que disponibilizou seu serviço de streaming em 13 mercados europeus – incluindo países grandes como a Rússia – mas a companhia anunciou uma novidade importante para sua área de podcasts: as seções de mais ouvidos e mais populares.

Nomeadas respectivamente “Top Podcasts” e “Trending Podcasts”, as duas listas foram lançadas para 26 países na versão para celular da plataforma, seja iOS ou Android. Enquanto a primeira vai disponibilizar um ranking de 200 podcasts por região, a segunda vai se concentrar nos 50 mais proeminentes da plataforma, segundo os dados coletados pelo próprio Spotify.

Ainda de acordo com a divulgação oficial, a plataforma também vai disponibilizar rankings para categorias específicas de podcasts no Brasil, Austrália, Alemanha, México, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos, de maneira . No caso brasileiro essas novas áreas são 17, incluindo “Arte”, “Negócios”, “Comédia”, “Educação”, “Ficção”, “Saúde e Fitness”, “História”, “Lazer”, “Música”, “Notícias”, “Religião e Espiritualidade”, “Ciência”, “Sociedade e Cultura”, “Esporte”, “Tecnologia”, “Crime e Suspense” e “TV e Filmes”.

O recurso em si não é novo, mas pela primeira vez está ganhando mais notoriedade dentro do Spotify. Até então, os rankings eram disponibilizados em páginas de terceiros como o Chartable e nunca haviam sido integrados dentro da plataforma – o que indica, por sua vez, que o serviço estaria buscando alimentar o seu ecossistema crescente de podcasts.

Além da novidade em si, vale acrescentar que as listas estão constantemente sendo atualizadas e (melhor) denotam as mudanças que ocorrem nos rankings, sinalizando com setas vermelhas os “ultrapassados” e com verdes os que estão “subindo” nas listas. Tudo isso pode ser acessado direto na página principal de podcasts.

A companhia também confirmou a criação de novas ferramentas no Spotify for Podcasters para ajudar a conferir constantemente o estado de seus programas no streaming. Isso inclui notificações específicas às listas, que vão avisar quando o podcast subir ou tiver entrado nas listas, e a possibilidade de converter o sucesso em “cards” para compartilhamento nas redes sociais.

Compartilhe: