Após governo buscar censura de personagem gay, Netflix cancela série turca “If Only”

Serviço de streaming preferiu desligar projeto a eliminar personagem do programa

por Pedro Strazza

A Netflix cancelou nesta terça (21) a produção da série turca original “If Only” por conta de pressão do governo nacional para censurar um personagem gay da história. De acordo com a Variety, a companhia desligou o projeto depois que as autoridades turcas negaram a realização das filmagens em cima da avaliação do roteiro – o streaming preferiu o cancelamento por se recusar a mudar o texto em favor do governo e do órgão de censura.

Produzido pela Ay Yapim, o programa era descrito pela Netflix como a história de um casamento em crise, mas envolvia um elenco de cinco protagonistas que incluía um de orientação homossexual. Embora o estúdio não tenha comentado oficialmente o caso, a informação é de que o serviço de streaming manteve em dia o pagamento de todos os custos envolvidos na pré-produção.

Outra confirmação é de que o cancelamento de “If Only” não deve atrapalhar o rumo dos negócios da Netflix no país. À Variety, um porta-voz respondeu a rumores de que o serviço ia desligar o núcleo de produção no país declarando que a companhia “continua comprometida com os membros turcos da comunidade criativa” na região e que “espera ansiosamente para compartilhar estas histórias com os assinantes de todo o globo”.

Vale acrescentar que esta não é a primeira vez que a Netflix e a Ay Yapim se veem no meio de um polêmica na Turquia, que não reconhece oficialmente relacionamentos LGBT+. Há alguns meses, a série original “Love 101” explodiu nas redes sociais por conta de um falso rumor envolvendo a presença de um personagem gay, o que gerou atritos com o órgão de censura do país.

A Netflix desde 2018 investe na produção de conteúdos originais no país, obtendo imenso sucesso com a inaugural “O Último Guardião”. O serviço de streaming atualmente desenvolve cinco projetos na Turquia, incluindo as já lançadas “The Gift” e a citada “Love 101”.

Compartilhe: