Pesquisador aponta que Instagram manteve em seus servidores fotos e mensagens deletadas

Plataforma informou que o resultado é fruto de um bug em seu sistema que já foi corrigido

por Soraia Alves

De acordo com o pesquisador de segurança Saugat Pokharel, o Instagram manteve em seus servidores fotos e mensagens deletadas pelos usuários. Os conteúdos foram mantidos por mais de um ano. Saugat solicitou uma cópia das fotos e mensagens diretas da sua conta no app, e recebeu dados que ele excluiu há mais de um ano, mostrando que as informações nunca foram totalmente removidas dos servidores do Instagram.

Não está claro se o problema afetou todos os usuários do Instagram ou apenas alguns. De certa forma, sempre que excluímos dados de serviços online, geralmente há um período de tempo não especificado antes que os dados sejam totalmente removidos dos servidores do site.

O Instagram diz que normalmente leva cerca de 90 dias para remover completamente os dados de seus servidores, mas não foi o que aconteceu dessa vez. A plataforma informou que o resultado é fruto de um bug em seu sistema que já foi corrigido, e que o pesquisador foi “recompensado” com US$ 6 mil por destacar o problema.

Conforme relatado pelo TechCrunch, Saugat descobriu o bug em outubro do ano passado, e o problema foi corrigido no início deste mês: “Corrigimos o problema já, e não vimos evidências de abuso. Agradecemos ao pesquisador por nos relatar esse problema”, diz um porta-voz do app ao TechCrunch.

Compartilhe: