E se o vazamento de óleo fosse na sua cidade?

E se o vazamento de óleo fosse na sua cidade?

por Solon Brochado

If it Was in São Paulo

Você já deve ter ouvido falar do derramamento de petróleo que está rolando no Golfo do México desde 22 de abril (sim, já faz mais de um mês e ainda não arranjaram solução). No entanto, afora as inevitáveis – e sempre chocantes – imagens de animais morrendo em meio ao óleo, é difícil para qualquer pessoa que não viva na região ter uma real noção da magnitude do desastre.

Pensando nisso, um programador criou o IfItWasMyHome.com, um mashup de dados oficiais da NOAA sobre o Google Maps, que permite projetar a atual mancha de petróleo sobre qualquer região do planeta. Assim, podemos usar alguma região mais conhecida – como São Paulo, na imagem acima – para tentar ter uma margem de comparação mais próxima da nossa realidade.

Ao menos para mim, ver que a mancha cobriria todo o litoral de Santa Catarina tornou o tamanho do desastre bem mais real. Especialmente ao lembrar de todas as plataformas da Petrobras espalhadas pelo Brasil (e tantas outras que virão com o pré-sal). Um bom exemplo de visualização efetivamente útil, mais que bonita.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link