Nivea lança campanha criada por ilustradoras nortistas e nordestinas

Ideia é resultado de pesquisas de percepção de marca que apontaram a importância do sentimento de identificação das consumidoras

por Soraia Alves

Nos últimos anos, Nivea vem se mobilizando para gerar uma maior aproximação da marca com o Nordeste e, mais recentemente, com o Norte do Brasil, com ações direcionadas às consumidoras locais. Dando continuidade à estratégia, a empresa lança uma campanha desenvolvida especialmente por artistas nortistas e nordestinas.

Criada pela Isobar, a comunicação reforça a essência de cuidado da marca por meio de sua linha Azul, e com peças que retratam, de forma autêntica, o significado de “cuidado” para cada uma das artistas: Ju Chooo (CE), Ty Silva (PA), Laura Athayde (AM), Rafaela Melo (PE) e Suzane Lopes (BA).

“Contamos com a criatividade e a produção cultural genuínas de cinco maravilhosas artistas locais para trazer um olhar sincero, que exaltasse a personalidade das mulheres nortistas e nordestinas. Nossa proposta é fugir de estereótipos que pouco se conectam com essa consumidora e trabalhar uma comunicação feita por elas e para elas”, comenta Andréa Bó, Diretora de Marketing da Nivea Brasil.

A ideia surgiu a partir de pesquisas de percepção de marca realizadas pela Nivea, que apontaram a importância do sentimento de identificação das consumidoras. Os estudos também mostraram pontos comuns e importantes para as mulheres dessas regiões, como a valorização das origens, o cuidado pessoal, a dedicação à família e aos amigos, além da personalidade forte.

A multinacional tem investido nessas regiões e hoje conta com um escritório em Recife, responsável pela gestão de pontos de venda (PDVs) e pelo relacionamento com clientes e parceiros da marca. A campanha é exclusiva para as regiões Norte e Nordeste do país.

 Sobre as artistas

– Ty Silva, nativa de Belém, Pará, é uma artista visual, professora formada em Moda pela UNAMA-PA e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Sua pesquisa consiste em estudos sobre identidade e representatividade, complementados por inspirações em temas do imaginário paraense. Sua produção artística transita entre ilustração, muralismo e quadrinhos. 

– Laura Athayde é uma quadrinista e ilustradora manauara. Formada em Direito e em Design Gráfico, começou sua carreira de ilustradora em 2013, tendo participado de publicações coletivas como Zine XXX e Desnamorados. Também desenvolve capas de livros para editoras como Companhia das Letras, Record e Planeta.

 – Rafaela Melo é designer e ilustradora, nasceu em Bezerros, interior de Pernambuco, e reside atualmente no Recife. Também já administrou sua própria loja, a ‘Oh, Céus!’, marca de ecobags estampadas à mão.

Suzane Lopes, soteropolitana, é formada em Design Gráfico pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia), mistura texturas, cores e linhas para falar de assuntos como união social e poética feminina.

– Ju Chooo é ilustradora de Fortaleza, Ceará. Desenhar sempre foi sua brincadeira preferida, desde criança. Gosta de retratar mulheres, porque são as mulheres sua maior inspiração e seu maior fortalecimento. Tem na família seu principal alicerce.

Compartilhe: