Uber lança portal que pode ajudar autoridades a rastrear casos de Covid-19

Objetivo é auxiliar governos por meio do compartilhamento de dados que possam ajudar no rastreamento de possíveis casos de infecção

por Soraia Alves

A Uber segue investindo em tecnologia para contribuir com a segurança de usuários, motoristas e entregadores parceiros, além de toda a comunidade no contexto da pandemia de Covid-19. A empresa criou uma página para uso exclusivo das autoridades de saúde pública, sobre dados relacionados à doença. O objetivo é auxiliar governos a superar a crise do coronavírus por meio do compartilhamento de dados que possam ajudar no rastreamento de possíveis casos de infecção.

A Uber tem trabalhado com especialistas em saúde pública para criar um processo otimizado e as possíveis ações em relação às contas serão coordenadas com as autoridades de saúde. Em paralelo, a empresa também traduziu todo o seu conteúdo para facilitar o processo de solicitação de dados por autoridades de segurança pública. O espaço virtual está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana para processar as demandas, permitindo que informações importantes sejam repassadas com segurança e rapidez, isso tudo respeitando as leis de privacidade exigidas no país.

“Com o novo portal, esses dados podem ser acessados em poucas horas, tornando possível o contato de autoridades de saúde com usuários ou parceiros que possam ter sido contaminados, bem como a suspensão temporária de suas contas. Antes usávamos um e-mail para essas solicitações, mas agora com a página fica mais prático e ágil para receber e dar andamento aos pedidos de forma escalável”, explica Leandro Segalla, Gerente de Relações com Autoridades Policiais para o Brasil.

O processo é coordenado por um time de profissionais da Uber, com experiência na área de segurança e saúde pública. Todos estão prontos para dar o suporte necessário às autoridades, sempre respeitando a legislação aplicável, em especial o Marco Civil da Internet.

Compartilhe: