cover-spotify2

Pesquisa aponta que 16% dos usuários de plataformas de streaming de áudio no Brasil têm um smartspeaker

Entre os usuários de plataformas de streaming de áudio, a maioria ainda usa o serviço de forma gratuita

por Soraia Alves

Um novo estudo realizado pela Kantar Ibope Media traz alguns insights sobre o consumo de áudio on demand no Brasil. Para os usuários, entre as principais características do consumo desse tipo de conteúdo está a simultaneidade, ou seja, a prática de ouvir música ou podcast através de uma plataforma de streaming quase sempre vem acompanhada da realização de outras atividades.

16% dos usuários já têm um smartspeaker e usam a assistente virtual para consumir os conteúdos. Porém, entre os usuários de plataformas de streaming de áudio, a maioria ainda usa o serviço de forma gratuita. Desses usuários, 64% afirmam que têm o serviço porque podem ouvir, pausar e recomeçar as músicas a qualquer momento.

Entre os assinantes de streaming de áudio, 48% aponta como vantagem de pagar pelo serviço a não interrupção do conteúdo por publicidade. Já entre os usuários que usam a versão gratuita das plataformas, a maioria não tem a intenção de mudar para o plano pago.

Além disso, 34% dos usuários também ouvem podcasts dentro das plataformas de streaming. A maioria, 64%, ouve os programas em casa enquanto realizam outras atividades. Entretenimento, Humor e Estilo de Vida e Saúde são os gêneros de programas mais ouvidos.

A amostra da pesquisa capturou a opinião de mais de 23.800 brasileiros sobre suas preferências nos serviços de streaming de áudio.

Compartilhe: