google-tse-eleiçoes2020

Google e TSE se juntam para promover conteúdo de qualidade sobre Eleições 2020

Parceria procura garantir o acesso a conteúdos confiáveis e de fontes seguras durante o período eleitoral

por Soraia Alves

Durante o período eleitoral, o acesso a conteúdos confiáveis e de fontes seguras torna-se mais importante do que nunca e tem papel crucial para garantir que todos estejam bem informados nesse momento que é parte fundamental do processo democrático do país. Para ajudar a população em uma jornada para votar bem informado e com segurança nas eleições municipais de 2020, o Google anuncia uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que traz novos recursos em seu campo de Busca e que vão permitir aos brasileiros acompanharem as principais datas, informações e respostas às dúvidas frequentes sobre o processo eleitoral.

Quando o indivíduo pesquisar “Como votar” na Busca, aparecerá um painel com informações oficiais fornecidas pelo TSE  indicando, por exemplo, quais documentos são necessários, como usar a urna eletrônica, qual a ordem de candidatos para votar e qual o horário da votação. Neste momento de pandemia, também terão destaque os cuidados sanitários indicados pelo Tribunal para os dias de votação para que o eleitor compareça à sua seção eleitoral e vote com segurança. 

Todos os brasileiros que procurarem por mais informações sobre como votar nessas eleições terão acesso ao conteúdo do TSE antes de qualquer outro resultado. O recurso anunciado hoje se soma a outro painel de informação lançado em abril para ajudar a orientar os brasileiros sobre dúvidas com o título de eleitor, baseado em material também elaborado pelo Tribunal.

“Durante o período eleitoral, o nosso objetivo é que a Busca seja cada vez mais uma aliada do eleitor, principalmente, na luta contra a desinformação”, diz o Google em seu comunicado oficial. A empresa afirma que leva o combate à desinformação muito a sério: “Temos políticas bastante restritivas sobre conteúdo fraudulento, incitação ao ódio, conteúdo violento, assédio, entre outras. Estas políticas são aplicadas de maneira rigorosa ao mesmo tempo em que buscamos destacar conteúdo de qualidade para nossos usuários“, conclui.

Por fim, o Google ressalta que a parceria com o TSE já é histórica e parte fundamental do trabalho da empresa para consolidar esforços em torno da segurança e transparência.

Compartilhe: