Photoshop e Behance agora identificam imagens modificadas e exibem créditos de autoria • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Photoshop e Behance agora identificam imagens modificadas e exibem créditos de autoria

Nova ferramenta de atribuição busca combater manipulação de imagens na rede e dar visibilidade aos autores de produções que bombarem nas redes

por Pedro Strazza

A Adobe nesta terça-feira (20) revelou uma nova ferramenta de atribuição para o Photoshop e o Behance que tem como missão combater as imagens falsas das redes. Disponibilizada como protótipo por meio do Adobe Creative Cloud, a função permite que os usuários dos programas da companhia adicionem informações como nome, localização e histórico de edição às fotos e imagens que editam, assim concebendo uma linha do tempo de manipulação aos arquivos que eventualmente circulam pela internet.

O aparato é fruto da Content Authenticity Initiative, projeto fundado no fim de 2019 pela Adobe junto do Twitter e o New York Times que visa criar um novo padrão para a distribuição de conteúdo digital na rede. Além da rede social e o jornal, a companhia também confirma hoje que a ferramenta de atribuição foi elaborada em colaboração próxima de grandes nomes do meio como a Microsoft, a BBC e a Qualcomm Technologies.

Na prática, a função possibilita ao Photoshop e ao Behance que marquem automaticamente os créditos de autoria da manipulação da imagem e o que de fato foi mexido na imagem, com o Behance exibindo estas informações posteriormente – o vídeo abaixo dá mais detalhes da operação. Há um problema na intenção do combate à desinformação, porém: a ferramenta só funciona se o usuário assim desejar, o que significa que a inteligência artificial depende de um nível de autorização do usuário.

Além do combate às fake news, a Adobe também declara que a função foi desenvolvida com a meta de ajudar a creditar os autores das imagens que mais circulam pelas redes sociais. “É uma equação simples: exposição (de seu trabalho criativo) mais atribuição (para que as pessoas saibam quem a criou) é igual a oportunidade (de mais colaborações ou trabalhos).” escreve a companhia no anúncio oficial do protótipo, que ainda acrescenta que acredita que a opção vai “criar um ciclo virtuoso” ao possibilitar que mais criadores distribuam conteúdos na rede com os devidos créditos ligados.

Embora a ferramenta só funcione para imagens, a Adobe declara no anúncio que o plano é expandir a função para outros tipos de mídia no futuro, incluindo obviamente o vídeo – o deepfake segue sendo um problema, afinal. Por enquanto, porém, o protótipo além de contar com um relatório completo vai estar disponível em fase beta a alguns usuários nas próximas semanas, mirando um lançamento num futuro bastante próximo.

transforme
sua marca
em conversa
com o B9

Para conhecer nossos cases e tudo o que o
B9 pode fazer pela sua empresa acesse:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Privacy Overview

A gente usa cookies e alguns dados pessoais para deixar sua experiência melhor e ajudar a manter o conteúdo do nosso site.