Comercial do McDonald’s na França brinca com o poder da leitura

Campanha celebra os cinco anos do programa Happy Meals, que distribuiu 60 milhões de livros no país

por Pedro Strazza

O McDonald’s desde 2015 financia na França o programa Happy Meals, que busca incentivar o aprendizado e o ensino através da leitura a partir da distribuição gratuita de livros. Depois de 5 anos e mais de 60 milhões de publicações entregues a milhares de crianças, a marca tem todo o direito de comemorar – e para isso lançou uma campanha que apela diretamente para a força sobrenatural do ato de ler um livro.

Batizado de “Le Lit”, o comercial de um minuto preparado pela TBWA/Paris é singelo do começo ao fim. Ao som de “Trouble”, do Cage the Elephant, a peça acompanha uma garotinha que junto da mãe embarca numa jornada cheia de aventuras em sua cama, que é guiada por um riacho para inúmeros locais – um mais bonito que o outro, vale ressaltar. O vídeo termina com a criança adormecida no mesmo móvel, revelando que toda aquela empolgação e beleza foi proporcionado pela leitura de um livro. Confira acima na íntegra.

Além de seguir uma linha de anúncios delicados que a agência gerencia para a marca no país – e que inclui o “La Boite”, que tirava emoção de um McLanche Feliz – o comercial também acompanha o projeto do McDonald’s em criar campanhas que não necessariamente envolvam o logo da rede. A meta existe desde 2013, segundo o AdWeek, e já rendeu todo tipo de ação criativa por parte da marca – apesar que ora ou outra a companhia não resiste a uma manobra mais incisiva, vide os “arcos dourados” enfiados em todo tipo de letreiro do ano passado.

Além da agência, o comercial também contou com produção da La Pac e direção de Reynald Gresset.

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