whatsapp-campanha-eleiçoes-brasil-2020

No Brasil, WhatsApp lança campanha de combate às fake news durante eleições municipais

Assinada pela AlmapBBDO, peças serão focadas em três principais mensagens para ressaltar a importância de verificar a veracidade das informações

por Soraia Alves

Nas próximas seis semanas, o WhatsApp no Brasil trabalhará uma campanha de conscientização sobre a importância do combate às notícias falsas nas eleições municipais 2020. Assinada pela AlmapBBDO, as peças serão focadas em três principais mensagens: na importância de verificar a veracidade da informação antes de compartilhar, na possibilidade de denunciar mensagens de disparo ilegal em massa e nas medidas tomadas pelo Whatsapp para evitar a divulgação de fake news na plataforma.

As artes, que transformaram os emojis do WhatsApp nos tradicionais pins eleitorais usando as cores da bandeira do Brasil, serão exibidas no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e também serão veiculadas nos principais sites de notícias e jornais do país. As mensagens ganham ainda o reforço de influenciadores digitais como Evaristo Costa, Gabriela Prioli, Matheus Ribeiro, Mari Palma e Paulo Vieira

Desde as eleições de 2018, o WhatsApp tem feito uma série de mudanças na plataforma e no time local dedicado à Políticas Públicas, Comunicação, Marketing e Negócios. “O WhatsApp fez mudanças muito significativas nos últimos anos, o que ajudou a ter um entendimento mais qualificado sobre o contexto local para aprimorar os recursos do aplicativo. Toda essa mudança nos deu novas possibilidades para trabalharmos em parceria com as autoridades locais e, até mesmo, no entendimento de consumidores e clientes.” explica Renata Costa, gerente de Consumer Marketing do Facebook Brasil.

A campanha será exibida até 29 de novembro, quando acaba o segundo turno das eleições. Além da campanha, uma parceria inédita entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o WhatsApp resultou em uma série de iniciativas para combater a desinformação e incentivar a circulação de informações oficiais, verídicas e confiáveis sobre o processo eleitoral.

Os pontos principais parceria são:

  • Tira-dúvidas no WhatsApp”, um assistente virtual para facilitar o acesso dos eleitores a informações relevantes, que vão desde data, horário e local de votação, até a checagem de notícias falsas sobre as eleições municipais de 2020.
  • Uma plataforma específica desenvolvida para que o TSE colete denúncias sobre contas suspeitas de realizar disparos em massa, uma conduta proibida pela lei eleitoral e pelos Termos de Serviço do aplicativo. Após o recebimento das denúncias, o WhatsApp conduzirá uma apuração interna para verificar se as contas indicadas violaram as suas políticas e, se for o caso, bani-las do aplicativo.
  • Cursos on-line de capacitação para os servidores de todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) sobre como combater a desinformação nas plataformas digitais do Facebook, Instagram e WhatsApp.
  • Pacote de figurinhas Eleições 2020 traz 23 ilustrações que fornecem orientações sobre data e horário de votação, alertam para condutas proibidas como boca de urna e reforçam medidas sanitárias para votar com segurança por conta da pandemia de Covid-19. As criações estimulam os usuários a verificarem a veracidade de qualquer informação compartilhada no WhatsApp, além de reforçar o lema da campanha sobre o voto consciente. O download do pacote completo de figurinhas pode ser feito aqui.

O WhatsApp integra o Programa de Enfrentamento à Desinformação com foco nas eleições municipais 2020 desde outubro do ano passado. 

Compartilhe:
icone de linkCopiar link