191106_airpodspro1_asiaone

Panasonic e ferrovia japonesa desenvolvem “aspirador a vácuo” para recuperar AirPods perdidos nos trilhos

Fones sem fio são responsáveis por um quarto dos casos de objetos perdidos nos trilhos de Tóquio dos últimos três meses, de acordo com a JR East

por Pedro Strazza

Os AirPods e suas variantes são um milagre de praticidade e conforto no dia a dia, mas tem um problema um tanto simples: é muito fácil perdê-los. O sistema metroviário do Japão que o diga: só entre os últimos meses de julho e setembro, mais de 950 pares dos fones de ouvido sem fio caíram nos trilhos das 78 estações que ficam nos entornos da capital Tóquio, um número equivalente a um quarto dos itens perdidos da companhia.

É um problema tão grande que a ferroviária, batizada de JR East, resolveu fechar uma parceria com a Panasonic para desenvolver uma espécie de aspirador a vácuo especificamente para auxiliar os funcionários a recuperar os fones nos trilhos. O projeto inclui outras companhias da área no país e visa agilizar um procedimento que hoje é tocado com o que na prática é uma pinça: enquanto o aparato “analógico” tem um desempenho pior com objetos minúsculos (o que é o caso aqui), os primeiros testes do aspirador na estação Ikebukuro mostram que o modelo suga com velocidade os fones.

A vídeo-reportagem do Japan Times abaixo mostra como os trabalhadores dos metrôs e trens japoneses resgatam os AirPods atualmente e a partir do segundo minuto dá detalhes de como o aspirador deve funcionar para melhorar o “serviço”.

Considerando que só em 2019 a Apple vendeu mais de 60 milhões de AirPods e a praticidade do aparelho gerou todo tipo de clone bem sucedido nos últimos meses, não é lá muito difícil imaginar que o aspirador da Panasonic logo mais ganhe o mundo em outras tantas estações.

Compartilhe: