YouTube celebra 1 bilhão de visualizações de “Bad Guy” com primeiro videoclipe infinito do mundo

Vídeo reúne milhares de covers dos fãs de Billie Eilish em projeto inédito

por Soraia Alves

A música “Bad Guy”, de Billie Eilish, chegou a 1 bilhão de visualizações no YouTube, tornando-se o primeiro clipe da cantora a atingir tal marca. Desde que a música foi lançada, em 2019, milhares de fãs de Billie Eilish subiram na plataforma suas próprias versões da canção, o que fez de “Bad Guy” também uma das músicas do YouTube que ganhou mais versões em covers.

Para celebrar os feitos, o YouTube e o Google Creative Lab criaram o primeiro videoclipe infinito do mundo, “Infinite Bad Guy”, experiência feita com Inteligência Artificial e que usa aprendizado de máquina para reunir milhares de covers, alinhando em combinações sem fim, e criando um videoclipe que muda cada vez que o usuário assiste.

Cada um dos 15 mil covers de “Bad Guy” são completamente diferentes entre si. Somando 10,5 milhões de segundos, “Infinite Bad Guy” exibe, a cada vez, uma versão inédita de vídeos feitos por gente talentosa do mundo inteiro.

Para criar a experiência, o Google Creative Lab precisou alinhar à perfeição o áudio de milhares de vídeos com ritmos, instrumentos, tons e estilos diferentes: “Algoritmos convencionais não são capazes de fazer isso sozinhos, por isso recorremos ao aprendizado de máquina. No caso de clipes que se afastavam um pouco mais do original – como versões acústicas ou à capela –, criamos uma rede neural que consegue prever correspondências entre os covers e a gravação de Billie. Com esses dados em mãos, foi possível alinhar todos os tipos de covers diferentes e passar de um para outro em perfeito alinhamento”, diz a empresa em comunicado.

A plataforma também usou o Google Knowledge Graph para navegar por todos esses covers, encontrar padrões e identificar diferentes estilos musicais, instrumentos, adereços e outras coisas que criam momentos únicos em cada vídeo.

Para vivenciar “Infinite Bad Guy”, basta acessar billie.withyoutube.com. A experiência começa com o clipe original de Billie Eilish e, após alguns segundos, entram os covers. O usuário pode usar as hashtags que rolam na imagem para descobrir diferentes instrumentos, gêneros e outras coisas – ou apertar o botão “autoplay” e embarcar numa viagem de covers inspiradores, selecionados de forma aleatória.

Compartilhe: