reddit

Reddit possui 52 milhões de usuários ativos

Número é inferior à concorrência, mas taxas de crescimento da plataforma impressionam

por Pedro Strazza

O Reddit revelou seus dados de audiência real pela primeira vez na história nesta terça (1), confirmando ao Wall Street Journal que possui uma base de 52 milhões de usuários ativos em base diária na plataforma. Mais importante, porém, é que este número está numa crescente, com a rede social declarando ainda que o uso diário em 2020 cresceu 44% em relação a 2019.

Essa última informação é importante porque coloca a companhia na via oposta da concorrência, que enfrenta há tempos problemas latentes de crescimento. Embora os 52 milhões reportados pelo Reddit sejam muito inferiores aos números de plataformas como o Twitter (187 milhões de usuários ativos), Snapchat (249 milhões) e Facebook (1,82 bilhão), os 44% batem com tranquilidade as taxas de crescimento do uso diário destas três empresas – o maior é o Twitter, que registrou um pífio aumento de 29% este ano.

Até então o Reddit optava por divulgar dados de audiência em base mensal, o que dificultava a compreensão do quanto de atenção a rede social possuía de fato com sua base de usuários – hoje em dia ninguém pensa sua relação com os aplicativos na semana, afinal. Ao WSJ, a companhia escreve que optou por mudar a operação para promover “uma reflexão mais precisa de nosso crescimento e ficar de acordo com os relatórios da indústria”, além de auxiliar o negócio na área de publicidade.

Como bem lembra o The Verge, essa tática não é nova. Quando mudou a métrica de mês a mês para dia a dia, o Twitter também buscava melhorar sua posição dentro do mercado ao oferecer um valor mais “saboroso” a anunciantes – o que era importante, dado que na época as taxas mensais só caíam enquanto as diárias aumentavam.

Compartilhe: