Netflix nega planos de incluir "aviso de ficção" nos episódios de "The Crown"
The Crown S4
Imagem: The Crown S4. Picture shows: Diana Princess of Wales (EMMA CORRIN). Filming Location: Burghley House

Netflix nega planos de incluir “aviso de ficção” nos episódios de “The Crown”

Apesar das críticas, serviço de streaming segue firme na afirmação de que a série nunca escondeu ser um drama livremente baseado em fatos

por Pedro Strazza

“The Crown” encara uma nova onda de criticismo desde o lançamento da quarta temporada no mês passado por conta das liberdades artísticas tomadas para fazer o retrato da monarquia e política britânica. O debate acontece desde o início da série, mas ganhou força nas últimas semanas por conta do conteúdo mais “picante” do novo ano, que gira em torno do governo de Margaret Thatcher e da crise conjugal entre o príncipe Charles e Diana.

Se depender da Netflix, porém, não será dessa vez que a plataforma vai introduzir um “disclaimer de ficção” a um de seus títulos. Ao The Hollywood Reporter, um porta-voz da companhia negou a existência de planos do tipo e acrescentou que “Nós sempre apresentamos ‘The Crown’ como um drama -e nós mantemos a confiança de que nossos assinantes entendem que é um trabalho de ficção que se baseia de forma livre em eventos históricos”.

A declaração oficial contrapõe as diversas reações negativas “oficiais” no Reino Unido. Além da opinião do príncipe William sobre a série “explorar e apresentar a vida” de seus pais de “uma forma falsa e simplificada de fazer dinheiro” ter sido vazada pelo Daily Mail, o secretário da cultura britânico Oliver Dowden expressou preocupação sobre a série no fim do mês passado, alegando medo de que “uma geração de espectadores que não viveram estes eventos possam confundir ficção com fato”. O secretário de imprensa da família real também condenou o programa por retratar Charles como um “vilão”.

Além disso, os perfis oficiais no Twitter de Charles e da atual esposa, Camilla, recentemente tiveram que desativar a seção de comentários por conta de repetidos casos de tweets ofensivos e com discurso de ódio voltado ao casal, na esteira do lançamento do novo ano da série.

O curioso é que até mesmo um integrante do elenco da temporada também manifestou preocupação no tema. Durante uma participação no podcast oficial da série, Helena Boham Carter chegou a comentar que a produção tem que apresentar algum discernimento do que é e não é verdade ao público. “Eu penso que temos a responsabilidade moral de dizer ‘Calma gente, isto não é um docudrama, nós estamos fazendo um drama’. São duas entidades diferentes” chega a comentar a artista em determinado momento – confira abaixo na íntegra.

Vale lembrar que a quarta temporada de “The Crown” já apresenta um aviso de cenas que podem ser perturbadoras a espectadores com histórico de desordem alimentar, por conta das situações envolvendo os vômitos forçados da princesa Diana retratados.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link