A evolução das vinhetas da Globo para as Copas • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

A evolução das vinhetas da Globo para as Copas

por Cris Dias

Se a pauta faz sucesso a gente requenta mais uma vez! Depois de conferirmos a evolução do CGI oficial da Copa do Mundo, das introduções oficias da FIFA e até das bolas da Copa vamos às vinhetas criadas por Uma Grande Emissora de TV e seu designer austríaco aprontando altas confusões. Depois do jump.

1978 – Argentina: Pedro Bial conta nesse trecho de algum Vídeo Show da vida que foi a primeira vinheta animada, um avanço técnico.

1982 – Espanha: Teria a Globo inventado o Google Earth?

1986 – México: a GTV começa a era dos trocadalhos nas copas com o tema Mexicoração e o primeiro ensaio do tema visual Planeta Bola. O vídeo no YouTube ainda tem alguns patrocinadores da época (como os cigarros Hollywood — setenta neles Brasil!) e o patrocínio oficial da Philips no trecho inicial. Vale o click e a badtrip para quem, como eu, estava lá vivendo isso ao vivo.

1990 – Itália: Papa essa, Brasil! Ahn? Ahn? Itália, Papa… Viu o que eles fizeram? Diversão e propaganda da igreja!

1994 – EUA: Acabam os trocadilhos e começa a era do sambinha “eu sei que vou”, que ficou nas outras copas provavelmente por conta do Tetraaaaaaa!

1998 – França: Volta o sambinha (com uma frase musical francesa no final) e começa a linha Planeta Bola.

2002 – Coréia e Japão: Aqui o destaque vai não para a vinheta mas para o cara que coloca material alheio no YouTube com marca d’água. Porque, sabe como é, tem gente por aí que rouba material dos outros e sobe pro YouTube, pô!

2006 – Alemanha: Volta o Planeta Bola e a frase alemã no final do sambinha. Fica claríssimo o padrão: vinheta com Planeta Bola leva a desclassificação pela França. Hans Donner é profeta.

2010 – África do Sul: o Planeta Bola e o sambinha estão de volta, mas pelo menos dessa vez a França já foi para casa. Valeu Raymond Domenech!

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Redd F on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro