Lives, sertanejo e clipes de quarentena foram os conteúdos mais vistos pelos brasileiros no YouTube em 2020

Lives, sertanejo e clipes de quarentena foram os conteúdos mais vistos pelos brasileiros no YouTube em 2020

Este ano, os usuários também têm acesso a uma playlist personalizada com as músicas que mais escutaram, chamada "Minha Retrospectiva 2020”

por Soraia Alves

2020 foi um ano diferente em muitos sentidos, mas o YouTube continuou a conectar fãs e artistas de todo o mundo por meio da música. Por isso, o YouTube Music preparou uma lista com as 100 músicas mais tocadas no Brasil em 2020, assim como 20 playlists com os top hits de diversos gêneros, como sertanejo, pop, hip hop, forró, pagode e outros.

Este ano, os usuários também têm acesso a uma playlist personalizada com as músicas que mais escutaram, chamada “Minha Retrospectiva 2020”

De forma geral, este ano o sertanejo mostrou sua força novamente: 7 dos Top 10 são artistas do gênero. Henrique & Juliano figuram duas vezes no ranking, aparecendo em primeiro lugar com “Liberdade Provisória”. A lista ainda conta com Luiza & Maurílio, Gusttavo Lima, Gustavo Mioto, Jorge & Mateus e Marília Mendonça – que teve seu clipe como o mais visto do ano pelos brasileiros no YouTube.

Outros gêneros que também estão no Top 10 são pagode, com o Grupo Menos É Mais, e funk, com Niack e Pedro Sampaio, Felipe Original, JS o Mão de Ouro, que havia figurado na lista de “Artist to Watch” do YouTube para 2020. 

  1. Henrique & Juliano “Liberdade Provisória (Ao Vivo)”
  2. Grupo Menos É Mais“Pot-Pourri: Melhor Eu Ir/Ligando Os Fatos/Sonho de Amor/Deixa Eu Te Querer (Ao Vivo)”
  3. Luiza & Maurílio“S de Saudade feat. Zé Neto & Cristiano”
  4. Gusttavo Lima“A Gente Fez Amor (Ao Vivo)”
  5. Pedro Sampaio, Felipe Original, JS o Mão de Ouro“Sentadão”
  6. Niack“Oh Juliana”
  7. Marília Mendonça“Graveto (Ao Vivo)”
  8. Henrique & Juliano“Volta Por Baixo (Ao Vivo)”
  9. Gustavo Mioto“Com ou Sem Mim (Ao Vivo)”
  10. Jorge & Mateus“Cheirosa (Ao Vivo)”

Palco virtual

Longe das turnês, os artistas transformaram o YouTube em um palco virtual para fãs de música em todo o mundo. Apresentações de todos os tipos foram realizadas, de festivais completos à performances para arrecadação de fundos.

  • Marília Mendonça alcançou uma audiência ao vivo sem precedentes, com picos de 3,3 milhões de espectadores simultâneos, gerando mais de 55 milhões de visualizações no total (contabilizados até novembro de 2020).
  • Andrea Bocelli: Music For Hope – Live From Duomo di Milano teve um pico de mais de 2,8 milhões de espectadores e até novembro contou com 41,8 milhões de visualizações. 
  • Post Malone x Nirvana Tribute, gravado ao vivo de casa, gerou mais de 14,6 milhões de visualizações e arrecadou mais de US$ 1 milhão para ajudar nos esforços contra a Covid-19.

O YouTube lançou pela primeira vez imagens de arquivo nunca antes vistas de shows do Radiohead, The National, Pink Floyd, Grateful Dead, Led Zeppelin e muitos outros artistas. Já festivais como Coachella e Bonnaroo foram reinventados como eventos de transmissão ao vivo. Além disso, o Save Our Stages Fest (#SOSFEST) foi um festival realizado pelo YouTube, em parceria com National Independent Venue Association, para arrecadar recursos ao Fundo de Alívio de Emergência para o setor do entretenimento, levantando mais de US $1 milhão.

Lives de maior audiência

No ano das lives, 8 das 10 transmissões ao vivo de música com maior audiência no mundo todo são de artistas brasileiros. Apesar de já ser um formato popular na plataforma, especialmente em games e esportes, foi durante a quarentena que as lives ganharam força no universo da música, com os artistas se reinventando para levar novas formas de entretenimento para seus fãs. 

  1. Marília Mendonça – #LiveLocalMariliaMendonca: 3, 31 milhões de espectadores (abril)
  2. Jorge & Mateus – Live na Garagem: 3,24 milhões de espectadores (abril)
  3. Andrea Bocelli: 2,86 milhões de espectadores (abril)
  4. Gusttavo Lima: 2,77 milhões de espectadores (abril)
  5. Sandy & Junior: 2,55 milhões de espectadores (abril)
  6. Leonardo – #CabareEmCasa: 2.52 milhões de espectadores (maio)
  7. BTS: 2,31 milhões de espectadores (abril)
  8. Marília Mendonça – #TodosOsCantosDeCasa: 2,21 milhões de espectadores (maio)
  9. Henrique & Juliano: 2,06 milhões de espectadores (abril)
  10. Bruno e Marrone: 2,05 milhões de espectadores (maio)

Alguns fatos sobre o consumo de música no YouTube

  • Mais de 2 bilhões de usuários logados assistem a um videoclipe todos os meses no YouTube (em junho de 2020);
  • Mais de 50% dos usuários logados que consomem conteúdo musical em um dia, passam mais de 10 minutos neste tipo de conteúdo em junho de 2020);
  • Mais de 60% do consumo de música no YouTube ocorre em dispositivos móveis (em junho de 2020);
  • Mais de 85% do consumo de música no YouTube ocorre em primeiro plano (em junho de 2020).
  • O YouTube Music tem um extenso catálogo com mais de 70 milhões de faixas oficiais, além de playlists, remixes, videoclipes, apresentações ao vivo, covers e músicas que você não consegue achar em nenhum outro lugar (desde agosto de 2020).
  • Falando especificamente de música, o tempo de visualização nas telas de televisão de apresentações gravadas de música ao vivo aumentou mais de 100% entre julho de 2019 e julho de 2020.

Playlist personalizada

Tanto no aplicativo do YouTube Music quanto na versão para computadores é possível acessar a aba “Músicas de 2020” com os hits do ano. Na primeira posição está a playlist personalizada “Minha Retrospectiva 2020” com as mais ouvidas do ano de cada usuário.

Outras listas por gênero também estão disponíveis. 

Compartilhe:
icone de linkCopiar link