dove-campanha-lavar-cuidar

Twitter divulga marcas que se destacaram na plataforma no Brasil em 2020

Campanhas foram selecionadas com base em 8 diferentes categorias: #propósito, #conexão, #lançamento, #vídeo, #diversão, #impacto, #conversa e #criadores

por Soraia Alves

Em mais uma etapa da sua retrospectiva de 2020, o Twitter apresenta as marcas que se destacaram na plataforma no Brasil neste ano. Diante de uma crise de saúde pública sem precedentes na era digital, as pessoas mudaram seus hábitos e formas de se relacionar umas com as outras, assim como padrões de consumo de bens, serviços e conteúdo foram alterados.

Neste contexto, o #BestOfTweets2020 é uma lista das marcas que se destacaram ao longo do ano na plataforma. As campanhas foram selecionadas com base em 8 diferentes categorias: #propósito, #conexão, #lançamento, #vídeo, #diversão, #impacto, #conversa e #criadores. Algumas categorias tiveram mais do que uma campanha a ser destacada e mereceram entrar na lista como “menção honrosa”, por conseguirem estabelecer uma conexão legítima com a audiência nos diferentes momentos da pandemia.

“Ao longo do ano, vimos marcas que trabalharam estratégias bem certeiras para o Twitter, que funciona como um termômetro social: observaram o que as pessoas estavam falando e, a partir daí, construíram conteúdos de propósito ou de negócio”, explicou Vinícius Magalhães, estrategista de marcas do Twitter Next. “Em 2020, o desafio foi fazer isso com timing e contexto. Foram muitas mudanças de rota para manter as mensagens de marca relevantes, atuais e sensíveis ao que as pessoas estavam vivendo. Saber conciliar produtos e serviços com essa relevância cultural no atual cenário é digno de reconhecimento”, completou.

Abaixo as marcas de destaque indicadas em cada categoria:

#PROPÓSITO – Kit Kat

A categoria #propósito avalia a marca que mais provocou mudanças positivas ao longo do ano. Segundo o Twitter, “ao responder ao questionamento das pessoas sobre as ações afirmativas da marca, Kit Kat reafirma sua convicção e mostra que é consistente ao seu propósito”.

Receberam ainda uma menção honrosa as marcas Turma da Monica e Magazine Luiza.

#CONEXÃO – Netflix

A marca que mais se conectou com o que estava acontecendo foi a Netflix Brasil. Em um momento difícil no início de quarentena, e com o aumento do consumo de conteúdos via streaming, a plataforma se solidarizou com as pessoas e recomendou títulos de seus concorrentes com base em filmes e séries do próprio catálogo.

Ainda na categoria, a menção honrosa foi para a Doritos.

#LANÇAMENTO – Amazon Prime Video

Na categoria #lançamento foi avaliada a marca que realizou um lançamento com impacto, relevância e autenticidade. Para lançar a segunda temporada de “The Boys”, a Amazon Prime Video criou uma estratégia que combinou os formatos de maior alcance com serviços de lembretes automáticos e engajou semanalmente com uma audiência ansiosa por novos conteúdos.

#VÍDEO – Bradesco

A marca que usou o vídeo para criar conversas além do botão de play foi o Bradesco, com um filme que reúne uma série de características que se encaixam nas boas práticas de vídeo do Twitter: logo da marca no começo do vídeo, elementos visuais que ajudam a contar a história mesmo em uma experiência sem som, texto que complementa e dá contexto e hashtag que chama a audiência para uma ótima conversa.

#DIVERSÃO – Guaraná Antarctica

Em um dos poucos momentos divertidos de 2020, o Twitter ferveu com os possíveis mascotes para a cédula de 200 reais. Foi nesse cenário que Guaraná Antarctica resgatou um grande patrimônio (e meme) nacional: o vira-lata caramelo. Timing e contexto precisos para se conectar ao público jovem.

#IMPACTO – Dove

Para o Twitter, o melhor exemplo de campanha com impacto cultural foi da Dove. Em um momento bastante delicado de crise sanitária, a Dove lançou uma campanha sobre a importância de lavar as mãos como forma efetiva de prevenção de contaminação. Para capturar a atenção da audiência, uma thread conjunta com marcas concorrentes foi criada para reforçar a mensagem e alcançar mais pessoas.

#CONVERSA – Spotify

A marca que falou e fez o Twitter conversar junto foi Spotify. Falar de K-pop no Twitter é conversar com uma das audiências mais engajadas e apaixonadas da plataforma. Ao montar um squad de influenciadores super diversos e convidar as pessoas a criarem uma playlist colaborativa, o Spotify mostrou o poder de se conectar ao que está acontecendo.

#CRIADORES – Samsung

A marca que se uniu a criadores de conteúdo para produzir o tweet certo, na hora certa foi a Samsung. A intenção da marca durante toda a campanha era passar uma mensagem de conforto para as pessoas: “você está em casa – e tudo bem, a Samsung te ajuda a se conectar com o seu lar”.

Compartilhe: