sonb9

Son, do Tottenham, ganha documentário pelo Amazon Prime Video

Vencedor do prêmio Puskás de gol mais bonito de 2020 tem trajetória profissional recontada no filme que saiu nesta segunda no Reino Unido

por Matheus Fiore

Vencedor do prêmio Puskás de gol mais bonito da última temporada, o jogador sul-coreano Heung-min Son, do Tottenham, é ser tema de um documentário do Amazon Prime Video. Lançado hoje (18) no Reino Unido, “Sonsational”, foca na vida do atleta em 2019, com depoimentos de colegas de equipe e profissionais do esporte.

Segundo a Variety, o documentário terá participação do lendário jogador francês Thierry Henry e do técnico argentino Mauricio Pochettino, que treinou Son no Tottenham. Em 2019, Son foi indicado à Bola de Ouro, um dos mais prestigiados prêmios do mundo do futebol. No último ano, o jogador se tornou o primeiro atleta asiático a marcar mais de 50 gols na história do campeonato inglês.

O interesse da Amazon pelos documentários esportivos não é de hoje. Há, inclusive, um foco bem específico no futebol inglês e seus personagens históricos e contemporâneos. Há pouco tempo, por exemplo, o Prime Video lançou um documentário sobre Steven Gerrard, que foi capitão do Liverpool e da Seleção Inglesa durante boa parte de sua carreira.

Mais recentemente, a Amazon produziu também uma série em documentário que acompanhou o Manchester City de Pep Guariola por toda a temporada, mostrando bastidores do clube com direito a imagens do vestiário, conflitos e celebrações da equipe. A principal concorrente da Amazon e grande líder do mercado de streaming, Netflix, também investe pesado em documentários esportivos.

A Netflix tem, porém, um recorte levemente diferente. Suas obras com temática esportiva não costumam focar em um só esporte (como o Prime Video tem feito com o futebol) e a produção é focada em longas-metragens – como o elogiado “Ícaro”, que chegou a concorrer ao Oscar.

Compartilhe: