Campanha da Leo Burnett apresenta teclado antipreconceito • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Campanha da Leo Burnett apresenta teclado antipreconceito

Iniciativa pretende combater o preconceito impregnado na linguagem a partir de estudo do linguista Thomas Finbow, Doutor do Departamento de Linguística da USP

por Soraia Alves

A Edições Globo Condé Nast (EGCN), detentora no Brasil das marcas Vogue, Glamour, GQ e Casa Vogue, se une à agência de publicidade Leo Burnett Tailor Made para uma iniciativa que pretende ajudar a combater o preconceito impregnado na linguagem. As empresas lançam o Teclado Antipreconceitofeito a partir de um estudo do linguista Thomas Finbow, Doutor do Departamento de Linguística da USP, que identificou mais de 300 palavras e expressões de cunho racista, homofóbico, xenófobo e sexista na língua portuguesa. 

Num primeiro momento, o teclado está disponível apenas para o sistema Android. Ele funciona identificando palavras preconceituosas e sugerindo sinônimos sempre que um desses termos é digitado. Por exemplo, o termo “judiar”, que tem origem no contexto do povo judeu perseguido ao longo da história, pode ser substituído por “maltratar”. Quando a palavra digitada for “marica”, que tem conotação pejorativa, o teclado sugere “gay” ou “homossexual”. Assim como a troca de “denegrir” por “difamar”, entre outras.

O projeto está sendo desenvolvido há mais de 1 ano pela produtora Savoir, com consultoria de Finbow. A iniciativa, liderada pelo Comitê de Diversidade da EGCN, é parte dos esforços da editora para ter uma atuação mais relevante na promoção da diversidade.

Para divulgar a iniciativa, o filme “Palavras Importam” foi lançado nos canais digitais de Vogue, GQ, Glamour e Casa Vogue, mostrando como o preconceito está impregnado na fala e trazendo um olhar sensível para uma série de situações de discriminação que são originadas ou agravadas por frases, expressões, palavras ou adjetivos usados diariamente, sem reflexão. A peça foi produzida pela Barry Company, com direção de cena de Judith Belfer.

Além do Português, o teclado antipreconceito também está disponível em versões em Inglês e Espanhol, com vocabulários específicos para cada idioma. Todas as informações e conversas digitadas são mantidas em sigilo, respeitando a privacidade dos usuários.

O download já pode ser feito pela Play Store.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro