Este arquivo de 10 gigapixels permite que você veja todos os detalhes de “Moça com o Brinco de Pérola”

Quadro de Johannes Veermer é o primeiro a ganhar tratamento do tipo

por Matheus Fiore

A pintura “Moça com o Brinco de Pérola”, de Johannes Vermeer, ganhou uma versão de 10 gigapixels que impressiona não só pela dimensão, mas por trazer detalhes inéditos da obra do holandês. Segundo o PetaPixel, foram utilizadas mais de 9.100 fotos microscópicas para criar a versão de 10 gigapixels. Foi criado até mesmo um mapa em 3D da pintura, revelando a superfície irregular do tecido graças às pinceladas.

Uma das características que torna a pintura de Vermeer uma das mais populares da história da arte é a capacidade única do holandês de emular a luz com a tinta. Agora, detalhes como esse poderão ser observados com muito mais precisão e de forma ainda mais detalhada. É possível esticar a imagem até que as feições da moça da pintura não sejam mais identificadas.

O interessante é que apesar de o projeto ter sido realizado para verificar o estado de conservação da obra de 1665, o resultado também permite um estudo detalhado de todas as variações de cor e textura aplicadas por Vermeer em seu trabalho. Um prato cheio para qualquer fã de arte.

Para chegar a essa versão de 10 gigapixels, foi usado um microscópio que foca as imagens automaticamente e captura as imagens para, posteriormente, as juntar em um só arquivo. Algumas regiões do quatro possuem até mais detalhes pelo fato de o mapeamento 3D ter ajudado a encontrar mais nuances no tecido e na tinta.

Você pode ver o arquivo em toda a sua glória aqui.

Compartilhe: