cover-tiktok2

TikTok cria alerta para vídeos com desinformação

App da ByteDance segue tendência de concorrentes como o Instagram e busca novas maneiras de combater fake news

por Matheus Fiore

O TikTok anunciou que começará a exibir alertas em vídeos que contenham informações questionáveis ou que não possam ser confirmadas por agências de verificação de fatos. Os usuários também serão alertados caso decidam compartilhar esses vídeos.

A partir de agora, o app da ByteDance exibirá um banner dizendo: Cuidado: vídeo sinalizado por conteúdo não verificado”, o que significa que algum checador de fatos pode ter investigado, mas não conseguido confirmar a veracidade das informações contidas no vídeo. A novidade é importante em qualquer contexto, mas ganha uma conotação especial agora, já que o mundo começa a vacinar a população contra a COVID-19.

Assim que você tentar compartilhar um vídeo com informação duvidosa, uma janela será exibida no aplicativo perguntando se você tem certeza de que quer compartilhar aquele conteúdo. Você ainda poderá compartilhar o vídeo se assim desejar, o recurso é apenas uma forma do TikTok encorajar que você pense melhor antes de o fazer.

Outras plataformas grandes da internet também têm se esforçado para minimizar o compartilhamento de desinformação. O Instagram, por exemplo, exibe uma tarja preta em imagens que contenham desinformação ou conteúdo suspeito relacionado à pandemia, à COVID-19 ou às vacinas.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link