Facebook classifica Mianmar como “local de alto risco” após golpe militar

Após o golpe militar que aconteceu em Mianmar na última segunda-feira, 01/02, o Facebook classificou o país como “local temporário de alto risco”. Além disso, a empresa afirma que removerá “quaisquer chamadas sobre armamentos” e também protegerá postagens que criticam os militares do país.

De acordo com o BuzzFeed, Rafael Frankel, diretor de políticas do Facebook na Ásia-Pacífico, afirma que a resposta da plataforma ao golpe foi enviada em uma mensagem aos funcionários. Na mensagem, Frankel se comprometeu a aplicar “uma série de intervenções de produto que foram usadas no passado em Mianmar e durante as eleições nos Estados Unidos, para garantir que a plataforma não seja usada para espalhar desinformação, incitar violência ou coordenar danos”.

Ao The Verge, o Facebook se recusou a comentar sobre a mensagem vazada, mas confirmou que uma série de medidas estão sendo implementadas: “Estamos monitorando de perto os eventos políticos em Mianmar conforme eles se desenrolam e estamos tomando medidas adicionais para impedir a desinformação e o conteúdo que pode incitar mais tensões neste momento”, disse um porta-voz. “Isso inclui a remoção de informações incorretas que deslegitimam o resultado da eleição de novembro, juntamente com discursos de ódios e outras informações incorretas”.

O Facebook também afirma que está tomando medidas temporárias para reduzir a disseminação de conteúdo que elogia ou apoia a violência, rebaixando automaticamente o conteúdo que pode infringir as regras enquanto os moderadores decidem sobre sua remoção.

Embora não tenha sido confirmado, a plataforma pode estar protegendo as contas de ativistas e jornalistas, bem como “informações críticas sobre o que está acontecendo no país”. Embora os militares tenham bloqueado o acesso geral à Internet no início do golpe, a interrupção foi aparentemente temporária.

Share
Publicador por
Soraia Alves @Soalves

Recent Posts

  • Brasil
  • Criatividade

Brahma convoca Carlo Ancelotti para reacender a fé do torcedor na Copa de 2026

A Ambev apresentou hoje seu novo embaixador de Brahma: Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira. O anúncio coincidiu com o…

12 horas Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

O Boticário transforma esteiras de bagagem em ponto de distribuição de presentes de Natal

A cena clássica de aeroportos em dezembro - cansaço, filas, malas que nunca chegam - ganhou um desvio inesperado. O…

17 horas Atrás
  • Cultura
  • Negócios

Netflix anuncia compra da Warner Bros. por US$ 82,7 bi e inicia o maior rearranjo de Hollywood em um século

A novela acabou: a Netflix anunciou oficialmente que vai comprar a Warner Bros., incluindo seus estúdios de cinema e TV,…

20 horas Atrás
  • Cultura
  • Social Media

Buscas do Ano no Google: o Brasil de 2025 em memes, dúvidas, bolos na air fryer e João Fonseca

O Google divulgou hoje as Buscas do Ano no Brasil em 2025. O termo que mais cresceu em interesse foi…

2 dias Atrás
  • Criatividade

Disney+ instala outdoor com água de verdade em Hollywood para lançar segunda temporada de Percy Jackson

A Disney+ transformou um dos cruzamentos mais movimentados de Los Angeles em uma espécie de portal aquático para promover a…

2 dias Atrás
  • Criatividade

Lilly usa narrativa não-linear para espelhar a natureza imprevisível do Alzheimer em filme de fim de ano

A farmacêutica Lilly (que não sai das notícias por conta do Mounjaro) lançou uma campanha de conscientização sobre Alzheimer que…

2 dias Atrás