facebook-mianmar-bloqueado

Facebook é bloqueado em Mianmar

Atual governo bloqueou o acesso ao Facebook depois que os usuários recorreram à plataforma para protestar contra o golpe militar ocorrido no país

por Soraia Alves

O atual governo de Mianmar bloqueou o acesso ao Facebook depois que os usuários recorreram à plataforma para protestar contra o golpe militar ocorrido no país na última segunda-feira, 01/02. Em uma declaração dada ao The Wall Street Journal, o Facebook confirmou que os provedores de telecomunicações do país foram obrigados a bloquear temporariamente os serviços da plataforma, acrescentando: “Instamos as autoridades a restabelecer a conectividade para que as pessoas em Mianmar possam se comunicar com familiares e amigos e acessar informações importantes“. O governo de Mianmar ordenou que os serviços sejam bloqueados até domingo.

O bloqueio ocorre depois que usuários supostamente recorreram à rede social para protestar depois que o militar depôs a líder eleita Aung San Suu Kyi em um golpe militar. O WSJ observa que os usuários do Facebook compartilhavam fotos de si mesmos batendo panelas e frigideiras em sinal de protesto, bem como imagens de uma saudação com três dedos – um gesto que se tornou um sinal de resistência na região.

Segundo as estatísticas, cerca de metade da população do país possui uma conta no Facebook, o que significa que o bloqueio do serviço é bem significativa.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link