Novo experimento do Facebook vai reduzir alcance de publicações sobre política • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Novo experimento do Facebook vai reduzir alcance de publicações sobre política

Usuários do Brasil, Canadá e Indonésia verão uma redução na quantidade de posts do tipo em seus feeds de notícias

por Pedro Strazza

[Nota atualizada de forma a corrigir o valor percentual, que foi interpretado de maneira errônea. Pedimos desculpas pelo equívoco.]

O Facebook nesta quarta (10) anunciou que a partir desta semana vai começar a “reduzir temporariamente” um pequeno percentual do alcance de posts do tipo no feed de notícias em grupos de usuários no Brasil, Canadá e Indonésia, com uma expansão do teste prevista para os EUA daqui algumas semanas.

A ideia inicial é que o experimento dure alguns meses e atenda uma questão levantada na última reunião da empresa com os acionistas, de que os usuários da plataforma não querem que publicações do tipo dominem seus respectivos feeds. No anúncio da medida, o diretor de gerência de produto Aastha Gupta escreve que o Facebook busca encontrar “um novo equilíbrio do tipo de conteúdo que o público quer ver”, garantindo que informações veiculadas sobre a pandemia por entidades como a OMS (além de comunicados de agências governamentais) estão isentos dos ajustes.

“Durante estes testes iniciais nós vamos explorar a variedade de maneiras de se ranquear conteúdo político nos feeds do público a partir de diferentes sinais, e a partir daí decidir as abordagens que vamos usar mais pra frente” escreve Gupta no blog oficial do Facebook, no qual ainda comenta que a eficácia será determinada com questionários. “Nossa meta é preservar a habilidade das pessoas em encontrar e interagir com conteúdos políticos no Facebook, enquanto respeitando o apetite de cada usuário sobre o que aparece no topo de seu feed de notícias” comenta ainda o executivo.

A redução percentual é mínima, mas faz sentido considerado o histórico trágico do Facebook com o tema e suas sucessivas tentativas recentes de se desvencilhar do problema. Além do CEO Mark Zuckerberg ter comentado na última reunião com acionistas que queria “desencorajar conversas e comunidades polarizadas”, a plataforma em outubro começou a interromper a recomendação de grupos políticos e cívicos nos EUA por conta das eleições presidenciais, tornando a decisão permanente no fim do ano. Isso sem contar o caso de Donald Trump, claro.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Redd F on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro