Hyundai

Hyundai revela “carro com pernas” com foco em acesso a áreas difíceis

Veículo pode ser utilizado após desastres naturais, além de entregar alimentos ou suprimentos médicos, e viajar por áreas de difícil acesso em outros planetas para auxiliar em pesquisas

por Soraia Alves

A Hyundai apresentou um carro experimental cuja vantagem é conseguir acesso a áreas difíceis. O modelo é chamado de TIGER X-1, com “TIGER” sendo a abreviação de Transforming Intelligent Ground Excursion Robot. Ao contrário da maioria dos veículos com tração nas quatro rodas, o TIGER X-1 tem membros motorizados e flexíveis para atravessar obstáculos em terrenos geográficos de difícil acesso por rodas.

Cada roda está presa por uma perna que, ao perceber um terreno difícil, se endireita ou se curva para se locomover sobre o obstáculo. Os sensores são instalados para detectar possíveis complicações e terrenos irregulares. Nenhum driver é necessário, pois o TIGER X-1 é totalmente autônomo.

O carro, portanto, tem a vantagem de poder transportar cargas até terrenos “extremos e remotos”. Dependendo do tipo de localização, ele pode servir como um veículo de quatro rodas ou “uma máquina de caminhar de quatro patas”, como descreve a Hyundai em comunicado.

A Hyundai espera que o modelo seja especialmente útil após desastres naturais, já que seus recursos de avaliação de superfície de 360 ​​graus permitirão localizar vítimas presas sob os escombros, por exemplo. Ele também pode entregar alimentos ou suprimentos médicos, além de viajar por áreas de difícil acesso na lua ou em outros planetas para auxiliar em pesquisas.

Segundo a empresa, o TIGER X-1 exigirá mais alguns anos de desenvolvimento antes de chegar ao mercado efetivamente.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link