seringasb9

Apple muda design do emoji de seringa para uma vacina

Ideia é passar uma imagem mais neutra para a imagem que hoje é mais utilizada para falar das vacinas da Covid-19

por Matheus Fiore

A Apple fez uma sutil mas importante atualização no visual de seu emoji de seringa. Como parte das atualizações do iOS 14.5 beta, que trará também mais variações de emojis – incluindo um coração em chamas e a possibilidade de colocar barbas em mulheres –, a novidade remove o sangue que pingava da ponta da seringa e torna o emoji menos pesado.

A motivação por trás da mudança é clara: assim como vários outros países, os Estados Unidos trabalham no plano de vacinação para imunizar a maior quantidade de pessoas para evitar novos contágios da COVID-19. A vacina é, obviamente, o assunto mais comentado do momento, e mesmo assim, continua despertando medo em pessoas desinformadas. Por isso, a remoção do sangue ajuda a ter uma imagem mais positiva de seringas na animação.

A vacina anterior fazia alusão à doação de sangue, enquanto a nova tirou tanto o conteúdo vermelho do frasco quanto as gotas que pingavam. Agora, a seringa cinza possui um líquido azul claro dentro de seu recipiente. E sem nada pingando. “Remover o sangue faz desse emoji uma animação mais versátil e também pode ajudar a eliminar desinformação sobre as vacinas que envolvam sangue”, afirmou Jeremy Burge, da Emojipedia.

Como notou a CNN, a pandemia fez com que alguns emojis específicos se tornassem mais populares entre os usuários. Além da seringa – que é comumente referenciada como vacina –, o rosto com uma máscara, o micróbio e as mãos rezando também têm sido mais utilizadas.

Compartilhe: