s3-news-tmp-90538-disney_ambient_experience_ariel_and_nemo–default–1280

Disney e Philips customizam aparelhos médicos para acalmar crianças durante ressonâncias magnéticas

Projeto vai contar histórias com ajuda de imagens, sons e luzes para distrair o paciente enquanto ele é analisado pelos médicos

por Pedro Strazza

A Walt Disney Company e a Royal Philips anunciaram na última quarta (3) uma nova parceria para ajudar crianças durante ressonâncias magnéticas, exame rigoroso cujo ambiente fechado pode despertar claustrofobia. O projeto vai permitir que os aparelhos contem com animações que recontem histórias clássicas do estúdio em seu interior, a fim de servir de distração aos pequenos enquanto estes são examinados.

Batizado de Ambient Experience, o projeto já tem previsto a inclusão de franquias e marcas como Vingadores, “A Pequena Sereia”, “Aladdin”, Mickey Mouse e até “Star Wars” no “catálogo”, que será materializado no aparelho por meio de recursos de luz, vídeo e som. As histórias são simples: Aladdin, por exemplo, será mostrado em uma de suas viagens a bordo do tapete voador, enquanto o Homem-Aranha ganha uma trama na qual ele passeia por Nova York em suas teias.

De acordo com o The Drum, a ideia é desinstitucionalizar o ambiente médico oferecendo aos pacientes uma experiência mais pessoal, ajudando profissionais de saúde em seu trabalho enquanto mantendo o examinado calmo – um ponto importante, dado que é crucial na ressonância que o paciente esteja imóvel. “Uma visita ao hospital pode ser intimidante para as pessoas, em especial crianças” escreve Kees Wesdorp, CBL da divisão de precisão de diagnósticos da Philips, no anúncio; “um ambiente mais amigável e centrado no paciente pode ajudar a melhorar a experiência e ajudar no primeiro escaneamento para obtenção de melhores resultados”.

Segundo as duas empresas, a fase de testes começa ainda neste semestre em seis hospitais na Europa, mirando uma entrega do projeto pronto até o fim do ano.

Compartilhe: