LG usa tecnologia e linguística para transformar cartas de Maria Anna Mozart em composição inédita

LG usa tecnologia e linguística para transformar cartas de Maria Anna Mozart em composição inédita

Irmã de Mozart também era musicista, mas os padrões do século 18 a impediram de brilhar como o irmão famoso

por Soraia Alves

Poucos sabem, mas o músico e compositor Mozart não era o único talento de sua família. Maria Anna, sua irmã cinco anos mais velha, também era uma musicista admirável, mas os costumes e padrões do século 18 a impediram de brilhar como o irmão famoso. Partindo desse contexto a LG Electronics usou o Dia Internacional da Mulher para contar a história de Maria Anna Mozart por meio de uma composição inédita.

Frases registradas em 66 cartas trocadas entre Maria Anna e Mozart, e 90 páginas de diário preservados viraram notas musicais. Essa material foi transformado pelas mãos da pianista Heloisa Fernandes numa melodia exclusiva, que expressa os sentimentos e a personalidade da artista que teve seu talento mascarado na história.

A iniciativa só foi possível graças a união da tecnologia, do estudo da linguagem humana e de uma pianista talentosa. O resultado pode ser conferido abaixo:

A ação é de realização da AlmapBBDO, que estreia sua primeira campanha para a LG, especificamente para a linha LG XBOOM GO, caixa de som portátil com tecnologia de áudio assinado pela Meridian.

A LG, junto com a agência, descobriu que, embora as composições de Maria Anna tivessem sido perdidas com o tempo, as cartas trocadas com seu irmão Mozart, bem como o diário, ainda existem. O acesso ao material foi o ponto de partida para a criação, com base nas correspondências, da primeira música da artista conhecida pelo público. Os textos, todos em alemão, foram analisados rigorosamente para que o tom da pronúncia fosse transformado em notas musicais que, por sua vez, foram arranjadas por Heloisa Fernandes.

A música intitulada “Das Königreich Rücken” embala o filme da campanha, assinado pela produtora Belgrado. O desenvolvimento do método de conversão das cartas em música e a produção musical do projeto são da Supersonica. O vídeo tem tem veiculação no Facebook, Instagram e YouTube.

Processo criativo e tecnológico

Cada nota musical tem uma frequência única determinada. A nota Dó, por exemplo, corresponde a frequência de 261,63 Hz, enquanto a nota Sol está em 392 Hz. Essa foi a lógica por trás da construção da música “DasKönigreich Rücken”. Quando falamos, cada sílaba pronunciada tem uma frequência sonora próxima de uma nota musical, mas não necessariamente na frequência exata. É aí que, em parceria com a produtora de som Supersônica, a LG e a AlmapBBDO recorreram ao software Waves Tune, desenvolvido para captar e corrigir vocais e transformá-los em notas musicais.

Uma intérprete de alemão foi convidada para gravar a leitura das cartas e do diário de Maria Anna Mozart. Em seguida, o software traduziu esse material para notas musicais, aproximando as frequências. Se uma sílaba falada atingia 387 Hz, o software entendia que se tratava da nota Sol, pela frequência mais próxima.

Assim, um conjunto de frases selecionadas, transformadas em notas musicais, foram analisadas pela pianista Heloisa Fernandes, que as reorganizou no tempo e na sequência para compor uma peça de piano ao estilo da época. O resultado é uma partitura gravada na história.

Para mais informações do projeto, acesse: https://www.projetomsmozart.com.br/

Compartilhe:
icone de linkCopiar link