Obra de Van Gogh avaliada em 8 milhões de euros é exibida pela primeira vez

Obra de Van Gogh avaliada em 8 milhões de euros é exibida pela primeira vez

Intitulada "Scène de rue à Montmartre", pintura de 1887 e que nunca foi vista antes pelo público ganhou sua primeira exibição antes de ser leiloada

por Soraia Alves

Uma pintura de Vincent van Gogh, de 1887 e que nunca foi vista antes pelo público, ganhou sua primeira exibição antes de ser vendida pela casa de leilões Sotheby’s, no próximo dia 25/03. Intitulada “Scène de rue à Montmartre”, a pintura deve bater entre 5 e 8 milhões de euros no leilão.

A obra retrata uma cena de Montmartre, também conhecido como o bairro dos pintores em Paris. Segundo detalhes oferecidos pela Sotheby’s, a imagem foi pintada durante uma época em que os moinhos de vento eram obsoletos e serviam simplesmente como atrações turísticas ou locais de lazer. Van Gogh morou em Paris por dois anos, de 1886 a 1888, quando vivia com o irmão Theo.

A obra também é descrita pela casa de leilões como “uma peça formativa” para o estilo de arte pós-impressionista icônico de Van Gogh. A rua parece ser a mesma retratada em “Impasse des Deux Frère”, que apresenta o que se acredita ser um “outdoor” de moinho de vento anunciando um cabaré e um bar.

De acordo com o The Art Newspaper, a pintura esteve na coleção particular de uma família francesa por mais de 100 anos. As únicas instâncias em que o público viu algo parecido foram através de reproduções em preto e branco em catálogos.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link