cloroquina-fake-news-saude
Imagem: Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket via Getty Image

SXSW 2021: mais espaço para informações científicas é o caminho para impedir as fake news sobre saúde

A maioria das pessoas não tem acesso a informações científicas de forma fácil de compreender. Com isso, a resposta às informações recentes é baseada em outros pontos, como medo e polarização política

por Soraia Alves

Com um grupo eclético de profissionais, o painel “The Health Trust Gap and How to Fix It” apontou caminhos sobre o que pode ser feito para impedir a disseminação de desinformações em relação à saúde. A pandemia de Covid-19 escancarou a situação preocupante das fake news que atacam a ciência e negam recomendações seguras dos especialistas, e ressaltou um distanciamento que já vinha crescendo entre o público em geral e a comunidade científica.

O debate juntou a atriz Kristen Bell, a Dra. Natalia Peart (Catalyst Innovation Group), Ed Simcox, ex-diretor de tecnologia do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos e Jessica Malaty Rivera, líder de comunicação científica do COVID Tracking Project. Para eles, essa lacuna de confiança do público tem muitas causas, incluindo traumas históricos vividos por grupos minoritários e populações vulneráveis, além de raízes na forma como os dados e informações científicas e de saúde são pouco divulgados na mídia.

A maioria das pessoas não tem acesso a informações científicas e de saúde confiáveis, especialmente de uma forma que possam compreender facilmente. Com isso, a resposta a dados e informações recentes passa a ser baseada em outros pontos, como o medo, a desconfiança e a polarização política.

O caminho proposto no painel para mudar esse cenário é usar uma comunicação eficaz para preencher essa lacuna, começando com a construção da confiança através de relacionamentos e por meio de uma narrativa inclusiva. É preciso pensar em um projeto a longo prazo para manter as pessoas informadas, não apenas em momentos de emergência.

Kristen Bell ressalta ainda que, na prática, qualquer os cuidados básicos não podem ser esquecidos: “Como alguém com uma plataforma, tento fazer uma pausa antes de compartilhar. Temos que descobrir como entender nossa responsabilidade por diferentes elementos de divulgação de informações e isso não pode ser feito apenas pela comunidade médica ou científica”, disse a atriz. “E isso também não pode ser feito apenas pela mídia. Tem que ser um esforço em equipe para reunir essas visões, para preencher a lacuna e trazer informações ao público. Portanto, antes de postar qualquer coisa, faça uma pausa. Verifique novamente.”

Compartilhe:
icone de linkCopiar link