SXSW 2021: Facebook apresenta seus próximos avatares de VR

SXSW 2021: Facebook apresenta seus próximos avatares de VR

Visualmente, os avatares são parecidos com desenhos e lembram outros recursos que já conhecemos, como os Memojis do iPhone

por Soraia Alves

Durante o painel “The Quest Effect: Inside VR’s Next Chapter”, Mark Rabkin, vice-presidente da Oculus no Facebook, mostrou as novidades para a plataforma de experiências em realidade virtual que o Facebook tenta emplacar há 5 anos. A empresa apresentou avatares de VR que prometem transmitir movimentos e expressões faciais aliados a um recurso de voz no ambiente social da plataforma Horizon.

Segundo Rabkin, os avatares foram pensados para atender a uma necessidade da realidade virtual se tornar mais flexível, multifuncional e fácil de usar, agregando recursos as dispositivos obrigatórios para a experiência, como óculos e fones de ouvido. “Do lado das experiências, tudo está se tornando mais social”, diz o executivo.

Recentemente, Mark Zuckerberg falou ao The Information sobre a importância de evoluir os avatares sociais de VR. Segundo o CEO do Facebook, seria possível até mesmo adicionar um tipo de rastreamento visual e facial à experiência. Assim, o que Rabkin apresentou no painel parece ser um primeiro passo desses avanços prometidos por Zuckerberg.

Visualmente, os avatares apresentados ainda são parecidos com desenhos e lembram outros recursos que já conhecemos, como os Memojis do iPhone. A criação das expressões faciais também é familiar, sendo feita através da captura de imagens dos olhos e dos lábios do usuário.

Imagem: Reprodução

Na prática, Mark Rabkin vê a plataforma Facebook Horizon, lançada em versão beta em agosto do ano passado, sendo usada para uma variedade de atividades, como performances artísticas, reuniões, encontros com amigos, entre outras opções: “Realmente penso sobre como os artistas podem se expressar lá. Como podemos eliminar a distância com isso? A pandemia trouxe essa realidade para a nossa frente. Todo mundo está pensando em trabalho remoto, mas também estou pensando muito sobre arte remota”, diz Rabkin.

Por enquanto, o Facebook Horizon ainda está disponível apenas para alguns usuários. Segundo informações do Facebook Reality Labs, a plataforma ainda precisa passar por alguns ajustes para ser liberada para o público geral.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link