vacina-covid19 Imagem: Agência Nacional

Butanvac: Instituto Butantan anuncia mais uma vacina contra Covid-19 e com produção 100% nacional

Objetivo é que 40 milhões de doses sejam produzidas até o fim do ano. A fabricação da ButanVac não altera em nada a produção da Coronavac, que o Butantan também produz

por Soraia Alves

O Instituto Butantan anunciou mais uma vacina para o combate da Covid-19. Chamada Butanvac, a vacina foi desenvolvida pelo próprio instituto, tendo assim produção 100% nacional.

Agora, o Butantan vai solicitar uma autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar os testes clínicos com voluntários, o que deve começar já em abril passando pelas fases obrigatórias 1 e 2 para o desenvolvimento de uma nova vacina. Os resultados determinam se a vacina é totalmente segura e o quanto ela é capaz de prevenir a Covid-19.

O desenvolvimento da Butanvac faz parte de um consórcio internacional no qual o Butantan é o principal produtor, com 85% da capacidade total de produção, e tem o compromisso de fornecer a vacina ao Brasil e a países de baixa e média renda. O objetivo é que 40 milhões de doses sejam produzidas até o fim do ano.

A vacina será totalmente desenvolvida no Brasil, sem a necessidade de qualquer importação de insumos, uma vez que a fábrica de Influenza do Butantan pode produzir o insumo utilizando a tecnologia de vacina inativada com base em ovo. “Nós sabemos produzir a ButanVac, temos tecnologia para isso e sabemos que vacinas inativadas são eficazes contra a Covid-19. Poder entregar mais vacinas é o que precisamos em um momento tão crítico”, explica Ricardo Palacios, diretor médico de pesquisa clínica do instituto.

Vale ressaltar também que a fabricação da ButanVac não altera em nada a produção da Coronavac, vacina desenvolvida na China e que o Butantan também produz.

Compartilhe: