Cufa, Gerando Falcões e Frente Nacional Antirracista se unem em campanha nacional contra fome

Movimento Panela Cheia pretende arrecadar 2 milhões de cestas básicas para distribuição em todo o país

por Soraia Alves

As organizações CUFA (Central Única das Favelas), Gerando Falcões e Frente Nacional Antirracista lançam nesta segunda-feira, 05/04, o movimento Panela Cheia, que pretende arrecadar 2 milhões de cestas básicas para distribuição em todo o país. A iniciativa conta com apoio do UniãoSP e cooperação da Unesco

O Panela Cheia chega em um momento de extrema gravidade. Com a pandemia do novo coronavírus levando a milhares de mortes diárias, os impactos econômicos e sociais fizeram com que a fome se alastrasse ainda mais pelo país. De acordo com uma pesquisa do Instituto Locomotiva/Data Favela, quase 68% das pessoas que vivem em comunidades no Brasil tiveram piora em sua alimentação em 2021. A média de refeições diárias nestes locais é de menos de duas (1,9) e também 68% dos moradores afirmam que, ao longo de 15 dias, em ao menos um faltou dinheiro para comprar comida.

Segundo o IBGE, em setembro de 2020 mais de 10 milhões de pessoas estavam em situação de “insegurança alimentar grave”. Assim, com a mensagem “Fome mata. Panela cheia salva”, a meta da campanha de 2 milhões de cestas básicas pretende ajudar a encher milhões de panelas de famílias pelo Brasil. “Este número é bem pior hoje em dia. Estamos chegando pert o de uma calamidade porque a pandemia fez piorar ainda mais uma situação que já era gravíssima. A sociedade precisa ter visibilidade disso e agir rapidamente”, afirma Preto Zezé, presidente global da Cufa.

Para Eduardo Lyra, criador e CEO da Gerando Falcões, é somente com a junção de forças que a situação pode melhorar: “Duas organizações da favela estão se unindo em uma só campanha, com apoio de entidades sérias e importantes. Mas precisamos de toda a sociedade sensível ao tema e trabalhando junto para solucionar o problema da fome. É desesperador ver tanta mãe de família sem comida em casa”, explica.

A campanha, com abrangência nacional, foi criada pela agência Africa, que assina todas as peças de mobilização social e o clipe da música-tema produzida por Simoninha e Jair Oliveira. O jingle foi criado para convocar todos para a ação. Alcione, Péricles, Fernanda Abreu, Maria Rita, Naiara Azevedo, Carlinhos Brown, Dudu Nobre, Zeca Pagodinho, Lexa e Vanessa da Mata gravaram participações especialíssimas, sem qualquer cachê.

No site www.panelacheiasalva.com.br/ é possível conhecer mais sobre a campanha e selecionar a instituição para qual a pessoa gostaria de fazer uma doação: Cufa (projeto Mães da Favela) ou Gerando Falcões (projeto Corona no Paredão). Em todas, o valor arrecadado será utilizado para a compra de cestas básicas físicas ou digitais e que serão distribuídas pelas instituições às comunidades.

Um dos objetivos da união de entidades é buscar mais participação de empresários na doação de cestas básicas. O UniãoSP, que em 2020 distribuiu 620 mil cestas para cerca de 3 milhões de pessoas, entra com a expertise de mobilização empresarial.

Compartilhe: