Apple_TV_The_Line_key_art_16_9 Imagem: Divulgação

Apple anuncia “The Line”, minissérie documental e podcast sobre o mesmo tema

Frentes do projeto não se sobrepõem, com equipes separadas investigando um mesmo caso jurídico ocorrido dentro da Marinha dos EUA

por Pedro Strazza

A Apple anunciou no início desta terça (6) um novo projeto que vai servir como conteúdo original tanto do Apple TV+ quanto do Apple Podcasts – e em ambos os serviços ele existe como um produto individual. Batizado de “The Line”, a produção é tanto uma minissérie documental de quatro episódios a ser lançada no segundo semestre deste ano quanto um série de áudio documental de seis partes, esta última já disponível em todos os agregadores de podcast.

Os dois conteúdos no caso tratam do mesmo caso, a história real do soldado da Marinha norte-americana Eddie Gallagher. Acusado de cometer crimes de guerra, o soldado foi inocentado de todas as acusações menos uma envolvendo posar em uma foto com um corpo, mas a situação até hoje tem pontos não resolvidos e ângulos não explorados – o que o “The Line” pretende resolver a partir de suas duas frentes.

De acordo com o anúncio oficial, a minissérie e o podcast terão não apenas independência editorial como equipes próprias, a fim de permitir “perspectivas únicas” sobre a vida de Gallagher – a única constante é que ambas serão tocadas pela Jigsaw Productions. O programa de áudio será produzido e apresentado por Dan Taberski e deve trabalhar com o formato típico da reportagem investigativa, incluindo acesso a 50 operadores da Marinha e entrevistas individuais inéditas com o protagonista e esposa, para oferecer o que a companhia define como “uma compreensão interna do peso psicológico nos oficiais em serviço envolvidos na guerra incessante, a cultura secreta das unidades militares de elite mais especiais e a luta por justiça na neblina da guerra”.

Já a minissérie documental por enquanto só tem confirmado a direção de Jeffrey Zimbalist, que foi responsável pelo documentário de 2010 “The Two Escobars”.

Esta não é a primeira vez que a Apple coordena um projeto envolvendo podcasts e séries do streaming, dado que desde o começo do ano ela mantém um programa para comentar episódios de “For All Mankind”. A produção com certeza é inédito no sentido de ser uma produção que dê valor igual às duas frentes, porém: enquanto os últimos dois anos foram marcados por produções inspiradas pelo áudio (“Homecoming” na Amazon) ou que tornaram o meio num complemento da experiência (aqui no Brasil, por exemplo, a HBO tem sido muito bem sucedida na parceria com a Ampère para seus originais), o “The Line” abre caminho como primeira produção a contar com experiências no podcast e no streaming que não se sobrepõem ou se complementam, mas servem o público do mesmo conteúdo.

Fora do eixo mercado, vale também apontar que o projeto aponta uma direção interessante para o futuro dos documentários, dado que sugere uma intersecção que soa apenas natural às minisséries documentais e os podcasts investigativos. Resta saber se a aposta vai dar certo.

Compartilhe: