site-calculo-vacina
Imagem: Carl de Souza/AFP

Plataforma calcula data aproximada de vacinação contra Covid-19 para cada usuário

Plataforma combina dados como a idade e o estado no qual a pessoa mora, e também leva em consideração se o indivíduo faz parte do PNI

por Soraia Alves

O programa de vacinação contra a Covid-19 no Brasil segue a passos lentos, por isso muitas pessoas não têm sequer uma projeção de quando receberão a primeira dose da vacina. Para ajudar um pouco nessa previsão, um grupo de cientistas de dados criou voluntariamente a plataforma Quando Vou Ser Vacinado?, que calcula uma data aproximada para a imunização de cada usuário.

Para o cálculo, a plataforma combina dados como a idade e o estado no qual a pessoa mora, e também leva em consideração se o indivíduo faz parte do PNI – Plano Nacional de Imunização, que prioriza a vacinação de trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, funcionários das forças de segurança, entre outros grupos.

Como os cálculos consideram as informações mais recentes sobre a vacinação no Brasil, as projeções podem mudar de acordo com variáveis da situação: “As previsões podem mudar diariamente e estão suscetíveis a mudanças de regras e leis da federação, estados e cidades. Informe-se nos sites dos governos e com notícias de portais confiáveis”, explicou Renan Altendorf, um dos criadores do site.

Em seu perfil no Twitter, Renan também explicou que a plataforma usa dados da conta @CoronavirusBra1, que atualiza as notícias sobre o Coronavírus no Brasil: “Nos pegamos a média dos últimos 7 dias e vamos ‘somando’ a cada grupo de idade conforme dados do IBGE e alguns grupos adicionais”.

Os criadores da plataforma ressaltam que alguns ajustes ainda estão sendo realizados, justamente para deixar a previsão o mais correta possível.

Vale frisar que a plataforma é segura e que para realizar o cálculo no site Quando Vou Ser Vacinado?, os dados a serem fornecidos são apenas idade, estado e se a pessoa faz parte ou não do PNI.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link