il-capa
Imagem: Divulgação/Instagram

Instagram Lite finalmente é lançado no Brasil

Versão de apenas 2MB com layout parecido e recursos limitados visa expandir alcance da rede social em mercados emergentes

por Matheus Fiore

O Facebook confirmou nesta terça (13) que o Instagram Lite, versão mais leve do app do Instagram, finalmente chega aos usuários de Android do Brasil. A partir da próxima quarta (14), os interessados poderão encontrar na Google Play Store a versão de apenas 2 MB do aplicativo. Ainda não há planos para que o app chegue também para usuários do iOS.

As versões Lite dos aplicativos do Facebook Group têm se popularizado nos últimos anos. O Facebook também possui uma versão semelhante, que oferece uma experiência simplificada em relação ao app principal, mas ocupando menos memória, com um layout mais simples e, obviamente, com alguns recursos limitados.

Aplicações do tipo acabam sendo interessantes para um nicho específicos de pessoas: aquelas que precisam encontrar um espacinho a mais em seus smartphones. Ocupando muito menos memória que as versões inteiras – o app original do Instagram, por exemplo, é quase 10 vezes mais pesado que o Lite –, eles são uma forma de você manter o acesso à rede social e às postagens, sem exigir tanto do seu aparelho, o que se mostra ideal para usuários com smartphones menos potentes ou com pouca memória.

“O mesmo Instagram, mas com melhor experiência de download, menor consumo de armazenamento e baixo uso de dados móveis”, promete a rede social, visando o sucesso em mercados emergentes como Turquia, Indonésia, Índia e Brasil. Os principais “poréns” do Instagram Lite é que, pelo menos por ora, o app não cede acesso a dois importantes recursos da plataforma: as Lives, a criação de Reels e o Shopping.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link