cover-instagram4 (1)

Instagram vai permitir que usuário decida como lidar com contador de curtidas

Testes feitos com grupo fechado indicam que você poderá escolher entre ver ou não curtidas de posts seus e das demais contas

por Matheus Fiore

O Instagram está testando uma nova forma de lidar com o polêmico contador de curtidas de sua plataforma: a rede social quer que o próprio usuário decida como lidar com o contador em seu perfil. Um pequeno teste permitiu que usuários selecionados pudessem escolher entre deixar o contador como ele já está, esconder as curtidas de suas próprias postagens ou até mesmo de outras contas.

Segundo o AdWeek, o Facebook (que assim como o Instagram, também é do Facebook Group) também está testando algo semelhante, permitindo que você oculte as curtidas e reações nas postagens da rede de Mark Zuckerberg. Vale lembrar que, em 2019, o Instagram começou a ocultar as curtidas em alguns países – como no próprio Brasil – fazendo com que só o autor das postagens tenha acesso ao número total de likes que uma foto ou vídeo recebeu.

Na época, a rede social justificou os testes: “Nós queremos que vocês, seguidores, foquem no que vocês compartilham, e não em quantas curtidas vocês receberão por isso. Durante os testes, apenas as pessoas que compartilharam a postagem poderiam ver o número total de curtidas que recebeu”. Na época, as reações foram mistas, mas principalmente no mercado brasileiro, a novidade já foi bem aceita.

Dois anos após começar a testar a plataforma sem o contador de curtidas, o Instagram ainda não parece ter certeza de que o formato é bom para a rede social. O caminho de tornar a escolha do próprio usuário, portanto, parece algo natural para se observar a reação da comunidade.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link