Kolhatkar-Amazons-Supermarket-Could-Be-Grim-For-Human-Workers Imagem: Stephen Brashear / Getty

Amazon deve implementar sistema de compra sem caixas em grandes mercados

Empresa vem aprimorando sua tecnologia de pagamento automático e agora parece estar pronta para usar em grandes estabelecimentos

por Matheus Fiore

Após anos de testes em pequenos estabelecimentos, a Amazon parece finalmente estar pronta para expandir seu sistema de pagamento automático para grandes supermercados. Segundo documentos analisados pelo Bloomberg, Connecticut está prestes a receber uma grande unidade do Amazon Go, incluindo todo o aparato tecnológico da empresa.

Com a tecnologia, os clientes poderão entrar em uma loja e comprar os produtos desejados sem a necessidade de passar por um caixa. Pelo uso de câmeras e sensores, a loja é tecnologicamente amparada para reconhecer quando você coloca ou retira um produto da prateleira e carrinho, e assim, cobrar automaticamente quando você sair da loja. Para isso, é necessário apenas utilizar seu celular para se identificar com sua conta Amazon na entrada no estabelecimento.

Até hoje, a Amazon só utilizou a tecnologia em pequenas lojas, mas parece que a gigante do varejo está pronta para escalar e testar sua tecnologia em estabelecimentos maiores. Em fevereiro de 2021, a empresa já havia aprimorado o sistema, permitindo pagamentos apenas com a palma de sua mão.

Segundo o Engadget, empresas rivais também trabalham em lojas com pagamento automático e sem caixas, mas suas tecnologias ainda estão atrás da Amazon – é estimado que estejam a no mínimo um ou dois anos de distância de conseguir implementar a funcionalidade em uma grande loja.

É claro que, por mais interessante e inovadora que a tecnologia seja, ela ainda trás uma discussão importante sobre trabalho. A implementação do serviço. em larga escala poderia fazer com que milhares (ou até milhões) de trabalhadores fiquem sem emprego e muitas portas se fechem para. um mercado que, hoje, é importante para empregar boa parte da população americana.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link