showb9 Imagem: Reprodução/Reuters

Pesquisa aponta que show na Espanha não teve onda de contágio e resultados empolgam

Apenas seis pessoas testaram positivo duas semanas após evento; quatro já estavam infectadas e não espalharam o vírus

por Matheus Fiore

Foi realizado na Espanha um show teste para um público de cinco mil pessoas. A ideia é experimentar eventos de pequeno e médio porte enquanto a Europa avança na vacinação e o vírus parece ter menos força tanto pelas doses, quanto pelas orientações sanitárias de órgãos como a OMS terem sido assimiladas pela população.

O resultado empolgou bastante. Dos cinco mil espectadores no show, apenas seis pessoas testaram positivo para a COVID-19. Os testes são extremamente animadores, já que o evento aconteceu há duas semanas, em Barcelona, e pelo tempo, é improvável que mais pessoas surjam contaminadas por causa do concerto. Segundo a BBC, dos seis infectados, quatro deles já estavam com a COVID-19 antes do show, o que faz com que, dos 5 mil, apenas dois tenham contraído o vírus ao ir ao show.

Além de a imunização e o uso de máscaras como a PFF2 terem surtido efeito, empolga também o fato de não ter havido uma onda de contágio a partir dessas seis pessoas contaminadas. O show, vale lembrar, só aconteceu com aprovação do governo local, que aproveitou a oportunidade para realizar testes pensando em futuros eventos – como jogos de futebol.

O projeto teve show da banda Love of Lesbian, e foi um dos maiores realizados na Europa desde o início da pandemia, no primeiro trimestre de 2020. Um teste semelhante foi realizado por dois dias em março, na Holanda, mas com apenas 1.500 pessoas.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link