Nike Sportswear: Umbabarauma | Branded content como a gente gosta

por Cris Dias

Os especialistas anunciam: o comercial de 30 segundos morreu mas a salvação já chegou e atende na sala com o nome Branded Content na porta. Filmes, músicas, séries, livros… Tudo produzido e bancado por marcas que falariam direta e intensamente com seu público, contando uma história legal com a marca ali no meio dando seu recado. “Seu consumidor vai assistir a um comercial de 30 minutos da sua marca!”

Só que quem, como eu, trabalha produzindo esse tipo de conteúdo já se deu conta de que ainda é difícil para as marcas comprarem a ideia e o que vemos por aí são comerciais de TV longos e nada mais. Conteúdo que também se passa no Mundo Mágico da Propaganda, um mundo provavelmente habitado por aliens, onde as famílias não brigam, as pessoas não falam palavrão e refrigerantes não fazem a gente arrotar. Fazer um comercial de 3 minutos e tascar um selo websérie não fazem do seu projeto um branded content. É só um comercial seis vezes mais chato que o normal. Mas a gente chega lá, é claro.

Vem então a Nike brasileira mostrando que, assim como lá fora, entende de diversão de marca e lança o videoclipe e o documentário com o making of da regravação de Umbabarauma de Jorge Benjor (ou Jorge Ben se você é da minha geração).

São 30 minutos de conteúdo da mais alta qualidade (produzido pela bigBonsai) onde a marca só aparece nos momentos certos e importantes: na roupa dos participantes e no final, como que lembrando para a gente: “Seus últimos 30 minutos de diversão, e as próximas horas com essa música grudada na sua cabeça, são meu presente para você.”

Compartilhe: