fbpx
siri-da-apple-1524862863666_v2_1920x1280
Imagem: Getty Images

“Ei Siri, tô tomando um enquadro”: atalho de iPhone ajuda público a registrar abordagens policiais

Habilidade em breve estará disponível para Android e permite o rápido compartilhamento de registros de ações policiais indevidas contra o público

por Pedro Strazza

Foi disponibilizado no Brasil na última semana um novo atalho de iPhone que permite que os usuários realizem o registro de uma abordagem policial com um comando de voz. Batizado de “Ei Siri, tô tomando um enquadro”, a ferramenta quando acionada pela fala salva e envia a filmagem da câmera frontal ou traseira do celular escolhida pelo usuário para o iCloud ou um e-mail previamente cadastrado, além de compartilhar a localização do aparelho com um contato de confiança.

A habilidade ainda faz com que a inteligência artificial da Apple diminua o volume do celular a zero, ative o “não perturbe” e reduza o brilho de tela para dificultar a anulação da ação. De acordo com a Ponte Jornalismo, a ferramenta já existe nos Estados Unidos desde 2018 e foi adaptada para terras brasileiras pelo engenheiro de software Bruno Dombidau, que promete ainda para esta semana uma versão para Android via aplicativo.

À Ponte, Dombidau diz que a ideia partiu de um artigo da Business Insider e que o projeto 3 dias para ser desenvolvido, usando apenas o Shortcuts do iOS 12 como base. Segundo o engenheiro, a habilidade foi pensada considerando “a necessidade de garantir mecanismos alternativos de segurança para a população”, cuja existência ele liga à “falta de confiança da própria população no Estado, que deveria cumprir o papel de garantir o respeito às liberdades civis através dos direitos humanos e pelas garantias fundamentais”.

Para se instalar o atalho, basta o usuário acessar a seção correspondente na página de ajustes do iPhone e selecionar a opção “Permitir Atalhos Não Confiáveis”. Daí, é importante dar uma olhada no guia de instalação lançado por Dombidau em sua página no Medium antes de baixar o código aqui, registrando os devidos contatos e informações necessárias à ativação nas configurações. Como todas as habilidades, o “Tô tomando um enquadro” pode ser ativado segurando o botão de bloqueio ou a tela Home com o devido comando de voz.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link