tiktokb9
Imagem: Divulgação/TikTok

TikTok deve permitir que usuários façam login em sites e aplicativos usando sua conta no app

Empresa anunciou um plano de integração com plataformas de terceiros e promete segurança para seus dados

por Matheus Fiore

O TikTok está trabalhando para integrar sua plataforma com outros aplicativos. A própria empresa anunciou que, para começar, vai facilitar o compartilhamento de áudio na rede social com o novo Sound Kit e que o login da sua conta poderá ser usado também para acessar outros apps pelo sistema Login Kit.

Como você deve suspeitar, o sistema é bastante parecido ao que outras plataformas já usam. Redes sociais como o Facebook e o Twitter possuem integração com diversos apps e sites para que você se cadastre neles usando apenas as contas nessas redes sociais. Além disso, boa parte das plataformas também aceita login integrado com o Gmail e com sua conta Apple. Segundo o TikTok, a ideia é garantir que você possa logar em outras plataformas com segurança mas também permitir que os desenvolvedores ofereçam conteúdo do TikTok dentro desses apps e sites.

Apesar de ser uma ferramenta facilitadora para navegar pela internet, o login integrado também traz preocupações relacionadas à privacidade de dados. O Facebook, por exemplo, é constantemente criticado e cobrado por coletar os dados de navegação de seus usuários, um problema que enfrenta desde o escândalo da Cambridge Analytica. Trata-se, portanto, de uma questão de confiança: você confia no TikTok para ter acesso ao seu registro de navegação e informações externas ao aplicativo?

Em sua defesa, o TikTok jura que o Login Kit só permitirá que a integração colete o nome do aplicativo no qual você realizou o login e eventos associados à plataforma – como quando você entrar em um site por sua conta no TikTok para ter acesso a um vídeo, por exemplo.

Já sobre o Sound Kit, o TikTok dará aos seus usuário acesso a uma biblioteca de sons muito maior do que a já existente, o que abriria muitas possibilidades para os criadores de conteúdo do popular aplicativo de vídeos. Pelo Sound Kit, desenvolvedores também poderão compartilhar áudios entre aplicativos.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link