capb9
Imagem: Divulgação/Marvel Comics

Marvel apresenta o primeiro Capitão América nativo-americano

Joe Gomez será introduzido na 3ª parte da minissérie "The United States of Captain America", que celebra os 80 anos da estreia do Capitão América nos quadrinhos

por Matheus Fiore

Como parte da celebração do aniversário de 80 anos da estreia do Capitão América nos quadrinhos, a Marvel Comics está lançando uma nova versão para o personagem. A editora anunciou uma série limitada de cinco edições chamada “The United States of Captain America”, que não só vai relembrar a trajetória e as múltiplas versões do herói que veste as cores da bandeira americana, como traz uma versão do personagem oriunda diretamente da tribo Kickapoo.

A roupa azul, vermelha e branca agora é usada por Joe Gomez, um nativo-americano que foi idealizado pela apache geocientista e escritora Darcie Little Badger e pelo desenhista David Cutler. A nova encarnação do personagem não é um herói de guerra, mas um trabalhador de obras. “Algo que amo sobre Joe é sua vida profissional. Ela representa tudo que ele defende como herói”, comentou Little Badger. “Gomez é um trabalhador de obras, um construtor em um mundo perseguido pela destruição. Nos quadrinhos, a todo momento uma nave espacial se choca com uma ponte ou um supervilão destrói um quarteirão inteiro, então são pessoas como Joe que fazem tudo voltar ao normal”, completou.

Divulgação/Marvel Comics

A edição será lançada em agosto, e o animador David Cutler também se mostrou extremamente empolgado com a novidade. Para Cutler, criar o primeiro herói nativo-americano e introduzi-lo no universo da Marvel significa mais do que ele poderia dizer. Vale lembrar que Joe Gomez não é o primeiro personagem a vestir as roupas do Capitão além do clássico Steve Rogers. Nos quadrinhos e agora na série “Falcão e o Soldado Invernal”, Sam Wilson (no MCU, interpretado por Anthony Mackie) herdou o posto após a aposentadoria de Rogers.

Joe será introduzido na terceira das cinco edições da série, e é mais um dos heróis da Marvel que ganha uma versão inclusiva. Por décadas, o catálogo de personagens da Casa das Ideias era composta majoritariamente por personagens brancos, algo que tem mudado principalmente no século XXI. O caso mais popular talvez seja Miles Morales, a nova versão do Homem-Aranha que inclusive protagonizou o elogiado “Homem-Aranha no Aranhaverso”. No caso de Gomez, porém, por se tratar de uma criação recente, ainda é cedo para imaginá-lo em outras mídias.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link