ggab9
Imagem: Reprodução/Peter Kramer/NBC

Emissora oficial nos EUA, NBC não vai transmitir Globo de Ouro em 2022 por falta de diversidade entre votantes

Organização por trás do evento foi criticada por ser pouco inclusiva e ao menos 10% de seus membros se posicionaram contra inclusão; emissora segue boicote proposto por Netflix, Warner e Amazon

por Matheus Fiore

Tradicionalmente, é a NBC a emissora responsável pela transmissão do Globo de Ouro nos Estados Unidos. Entretanto, em 2022, será diferente. A NBC confirmou à Variety nesta segunda (10) que, em meio às duras críticas feitas à Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA, organização que cuida do evento), não transmitirá a premiação do cinema americano.

Nos últimos meses, a HFPA tem sido duramente criticada por sua falta de representatividade tanto no quadro de associados quanto nas indicações em si. A organização prometeu adicionar 20 novos membros, focando em críticos e jornalistas negros, até o fim de 2021. Apesar da justa pauta, um mínimo de 10% dos integrantes da associação foram contra a medida, o que causou boicotes da Warner Bros., da Amazon e da Netflix.

Agora, a NBC se junta ao boicote. “Nós continuamos a acreditar que a HFPA está comprometida com uma reforma significativa. Entretanto, mudanças tão grandes levam tempo e trabalho duro, e nós sentimos que a HFPA precisa de tempo para fazer isso da maneira correta”, afirmou a NBC em uma declaração. “Por isso, nossa emissora não transmitirá o Globo de Ouro em 2022. Supondo que a organização execute seus planos, torcemos para que o cenário seja diferente em 2023 e possamos transmitir o evento em janeiro”, completou.

A associação, vale lembrar, já não possui uma fama muito positiva nos Estados Unidos. Mesmo que tenha se tornado tradicional a premiação feita pela associação de imprensa estrangeira, internamente, a indústria ainda considera um evento manipulado, o que já levou o Globo de Ouro a ser nada carinhosamente apelidado de “Golden Bribes” (ou Suborno de Ouro).

Não são só as empresas que se posicionam contra a HFPA e sua premiação. Nesta segunda, Tom Cruise também anunciou a devolução de suas três estatuetas do Globo de Ouro à associação em protesto à ausência de medidas – ele é o primeiro ator a realizar um ato do tipo por conta do caso. Os prêmios foram concedidos por seus trabalhos em “Nascido em 4 de Julho”, “Jerry Maguire” e “Magnólia”.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link