fbpx
26/01/2019 Presidente da República Jair Bolsonaro conversa por
Imagem: Isac Nóbrega/PR

Bolsoflix: na base dos memes, plataforma cria materiais que mostram as contradições do presidente

Site fornece declarações completas do presidente com o devido contexto e narrativa dinâmica para combater a desinformação nas redes sociais

por Pedro Strazza

Em meio à CPI da pandemia e depois de três anos de governo, grande parte dos brasileiros já está exausta de acompanhar as declarações contraditórias do presidente Jair Bolsonaroa última pesquisa do Datafolha revela que a rejeição atual do presidente só é inferior à de Fernando Collor. Não é uma tarefa fácil, até porque as mentiras se espalham e não é tão fácil assim manter em dia o fact checking com os grupos de amigos e familiares nas redes sociais – até porque os discursos e falas do chefe do executivo nacional são feitas para viralizar nestes espaços, das mais diferentes e complexas formas.

Pensando nisso e de olho na onda dos streamings, um dito coletivo independente e apartidário inaugurou nesta sexta (14) o Bolsoflix, uma nova plataforma que busca facilitar e concentrar o acesso às declarações mentirosas de Bolsonaro. Descrito pela plataforma como o local com “os melhores conteúdos antibolsonaro para você disparar nas suas redes”, o site gratuito conta com recursos que enviam os vídeos com velocide para o WhatsApp dos usuários interessados em lembrar aos colegas dos absurdos ditos pelo chefe do executivo.

O Bolsoflix no caso tem duas frentes, que brincam com a estrutura clássica dos serviços de streaming tradicionais. No acervo, os realizadores dividem por categorias todos os vídeos disponíveis das declarações de Bolsonaro por ordem de tema, incluindo aí assuntos relevantes como o gerenciamento da pandemia, os casos de corrupção, as mentiras propagadas e mesmo os discursos de incitação à violência – há também uma seção de destaques para concentrar as falas mais graves do presidente.

Já a outra frente é uma lista de transmissão, que permite que os usuários estabeleçam um canal no WhatsApp que semanalmente fornece os novos conteúdos publicados na plataforma para rápida disseminação na rede social – o que facilita a criação de correntes e virais, uma estratégia comum das fake news.

A parte mais interessante do projeto, porém, são os vídeos em si. Além de trazer as falas completas de Bolsonaro, toda publicação do site faz o trabalho de contextualizar os discursos com a realidade das ações do presidente, deixando claro o nível das contradições cometidas por sua gestão nos últimos três anos. Tudo na linguagem rápida e dinâmica das redes sociais, um espaço onde a campanha presidencial do chefe do executivo se fez em 2018.

Você pode conhecer o Bolsoflix aqui.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link